Silvio Santos procurou criador de Chaves para lançar sua própria série no SBT, mas resposta surpreendeu
23/12/2022 às 19h30
Não é novidade para ninguém que, durante anos, Chaves se tornou uma espécie de atração “coringa” no SBT, sendo sinônimo de audiência para a emissora de Silvio Santos mesmo reprisado à exaustão desde os anos 1980 e em diferentes faixas de horário.
Um fato curioso é que a produção mexicana quase foi rejeitada pelo SBT. Acontece que, na época da sua inauguração, em 1981, a emissora de Silvio Santos procurava alguns pacotes de programação de canais estrangeiros para complementar a sua grade, e se interessou pelo da Televisa, que oferecia algumas novelas a custo baixo.
Entre as atrações oferecidas nesse pacote estava justamente Chaves. No entanto, os diretores do SBT e o próprio Silvio Santos na época rejeitaram a atração, por considerar a sua produção muito simples e com um humor ingênuo. Porém, a Televisa só aceitava negociar o pacote completo, com a inclusão de Chaves, e sem alternativa, o canal decidiu fechar o acordo dessa forma.
Mesmo comprando todo o pacote, o SBT não tinha planos de exibir Chaves, mas Silvio Santos mudou de ideia depois de ouvir a opinião de José Salathiel Lage, que comandava o núcleo de dublagem do SBT na época, e falou que a atração, justamente pelo seu humor simples e as características dos personagens, poderia atingir bem o público brasileiro.
Silvio Santos planejou versão brasileira de Chaves no SBT
E já no final dos anos 1990, quando Chaves atingiu o seu auge no SBT, Silvio Santos teve a ideia de fazer uma versão brasileira da série mexicana. Em 1997, ele enviou alguns representantes do SBT ao México para conversar pessoalmente com Roberto Gómez Bolaños, estrela e criador de Chaves, para discutir essa possibilidade.
LEIA TAMBÉM:
● Rede Globo é proibida de exibir novela por cena polêmica com criança
● Sem trabalho na TV, famoso ator de “O Rei do Gado” morreu em casa de tristeza
● Em uma triste fatalidade, famosa atriz de Chocolate com Pimenta morreu após sofrer parada cardíaca
Silvio Santos estaria disposto a produzir, nessa nova versão, esquetes que seriam escritas pela própria estrela mexicana. Porém, o comediante, que já havia sido sondado por outras estrelas brasileiras, como Xuxa e Pelé, para realizar parcerias, rejeitou a proposta do SBT, alegando falta de tempo para escrever algo novo.
Assim, o projeto foi engavetado e o SBT só produziria sua própria versão de Chaves em 2011, mas apenas como um especial para celebrar os 30 anos da emissora, contando com a participação das próprias estrelas da casa, como Ratinho, Lívia Andrade, Zé Américo, Carlos Alberto de Nóbrega e Alexandre Porpetone.