SBT escandalizou ao noticiar um suicídio, ao vivo, e imagem de mulher caindo aterrorizou o país
28/12/2022 às 10h11

Atração do SBT mostrou suicídio de adolescente, ao vivo, e polêmica escandalizou o público
*Atenção, alerta de gatilho*
No dia 5 de julho de 1993, o findado programa “Aqui Agora”, que era um jornalístico do SBT, exibiu o suicídio de uma jovem em rede nacional. Trata-se de Daniele Alves Lopes, que tinha apenas 16 anos.
Daniele, que era recepcionista, pulou do sétimo andar de um prédio no centro de São Paulo, o que dá uma queda livre de 25m. Ela ficou durante 15 minutos sentada no beiral do edifício antes de se atirar e chegou a ser socorrida por policiais, mas não resistiu e acabou morrendo no caminho do hospital.

Ivo Morganti e Christina Rocha no “Aqui Agora”, do SBT, em 1993 (Foto Reprodução/Internet)
Quando o porteiro do local viu a atitude de Daniele, ele chamou de imediato o Corpo de Bombeiros. A equipe do SBT, liderada pelo jornalista Sérgio Frias, chegou junto dos socorristas, já que já se encontrava na região ao receber o chamado urgente da emissora.
Na época, os jornalistas do SBT tinham acesso as informações das rádios policiais, o que facilitava os “furos” de reportagem. A equipe de chegou ao prédio antes mesmo da garota pular:
“Ela pulou, ai meu Deus” -Disse o repórter no momento que a menina se jogou, o que foi seguido por um forte barulho do impacto. As imagens foram do cinegrafista José Meraio.
LEIA TAMBÉM:
● A triste morte de galã da Globo aos 28 anos após esconder luta contra doença deixou o Brasil em luto
● Galã famoso da Globo acabou preso e teve que ser sustentado pela esposa: “Tanta pressão por dinheiro”
● Veterana da Globo sofre tentativa de assalto por 3 mulheres e parte pra cima delas: “Como ousam”
Em entrevista à Folha de São Paulo, na época, uma amiga de Daniele explicou que o motivo do suicídio foi um amor frustrado. Há 3 anos, a menina vivia um amor não correspondido por um rapaz de 19 anos. Não houve nem ao menos um bilhete um bilhete de despedida.

Imagens do suicídio exibidas pelo SBT na época (Foto: Reprodução/Internet)
A exibição ao vivo do suicídio aumentou a audiência da atração do SBT em 33,5%, segundo o Ibope. Os 10 minutos que duraram a reportagem tiveram uma audiência média de 20 pontos na Grande São Paulo, o que correspondia, na ocasião, a 800 mil televisões ligadas.
Claro que o caso repercutiu negativamente para o SBT, afinal as pessoas ficaram muito impressionadas e até mesmo perturbadas com as cenas da menina se jogando do prédio, mas o chefe de jornalismo na época se pronunciou:
“Nós tivemos a preocupação de avisar o telespectador que as imagens eram fortes, pedimos para as crianças não assistirem e mostramos que o suicídio nunca é a saída. A saída é a vida”.
Vale mencionar que os pais de Daniele Alves Lopes acabaram processando o SBT e receberam uma indenização milionária por danos morais da emissora.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever. Minha maior paixão sempre foi a dramaturgiaTambém sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ....