Atriz de O Rei do Gado passou a fazer artesanato para vender na feira e desabafou: “Sobrou nada”
21/01/2023 às 18h00
Atriz se envolveu com cerâmica e continua atuando
Na novela vespertina O Rei do Gado, da Globo, o telespectador tem acompanhado, dentre tantos personagens, a performance de Iara Jamra, intérprete de Lurdinha. A doméstica da residência do latifundiário Bruno Mezenga (Antônio Fagundes) é extremamente ágil e sempre faz comentários certeiros sobre os acontecimentos da casa.
A personagem Lurdinha se une ao resto do núcleo de funcionários da casa para fazer fofocas e este conta com Júlia (Maria Helena Pader) – a outra empregada da mansão- e o motorista Dimas (Paulo Coronato).
Carreira na televisão
Iara tem carreira vasta na dramaturgia, cinema e na teledramaturgia. A atriz possui 50 anos de carreira. Dentre seus papéis mais marcantes, estão Diva, no remake de Selva de Pedra (1986) e Nina, da obra infantil Castelo Rá-Tim-Bum (1990).
A atriz esteve presente, também, nas obras Vida Nova (1988), Tieta (1989), Perigosas Peruas (1992), Olho no Olho (1993, foto abaixo), Da Cor do Pecado (2004) e Três Irmãs (2008).
LEIA TAMBÉM:
● Do auge na Globo à falência decretada pela justiça, damos estrela se afundou em dívidas
● Atriz da Globo acabou esquecida e longe dos holofotes, desabafo impactou: “Não sabem o que fazer comigo”
● Estrela da Globo revelou que saía com homens por dinheiro e caiu no vício das drogas: “Não sou hipócrita”
Por onde anda Iara Jamra?
Iara vive em São Paulo e, ao longo de sua carreira, deu preferência às emissoras que possuíam núcleos de produção na capital paulista. Além da Rede Globo, Jamra esteve na Band, Record e SBT.
No Multishow, a intérprete de Lurdinha esteve em diversas sitcons do canal, dentre elas Treme-Treme (2018) e O Dono do Lar (2020). Pela Record, Iara Jamra atuou em Belaventura (2017) e Amor Sem Igual (2019).
Além da peça Feliz Dia das Mães e do filme Vale Night, a atriz interpretou esquizofrênica na série Aruanas, da plataforma de streaming Globoplay.
Envolvimento com cerâmica
Cinco anos atrás, a atriz se dedicou à arte de realizar cerâmicas. Ela procurou vender as obras que produziu e, em entrevista ao UOL, comentou a respeito: “Queria viver disso, mas não consigo. Não sobrou nada, primeiro porque pinto tudo sozinha e dá muito trabalho, tem que estar sempre aprendendo. Não é fácil, é um ofício. Fiz brincando e acabou rolando, mas não dá para fazer sozinha. Agora vou chegar em casa, [se ficar] dois, três dias sem fazer nada já fico louca, invento, faço uma leva e depois comercializo”.
Autor(a):
Hudson William
Redator do Fatos da TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.