Atriz sofreu sem salário em novela, abandonou produção pela metade e só recebeu pagamento após 24 anos
17/02/2023 às 14h30
A atriz Carolina Kasting abandonou a novela Brida pela metade em virtude da falta de pagamentos
A Rede Manchete foi uma das poucas emissoras da história que conseguiu competir com a teledramaturgia da Globo, produzindo atrações de destaque nos anos 1990, como a novela Pantanal, que chegou a superar a audiência da emissora carioca no horário nobre.
Contudo, a emissora enfrentou uma crise financeira sem precedentes que levou à sua extinção, e o que acabou sendo o golpe final foi a novela Brida. Baseada no livro homônimo de Paulo Coelho, foi o último folhetim produzido pela Manchete em 1998, mas fracassou em termos de audiência e arrecadação para pagar a equipe de produção.
A falta de recursos financeiros levou à atriz principal, Carolina Kasting, que havia trabalhado na Globo, a ficar sem receber seus salários. Tanto ela quanto o elenco e a equipe de produção de Brida decidiram entrar em greve em protesto pela falta de pagamento. Sem alternativa, a Manchete foi forçada a encerrar a novela com um final improvisado e com narração.
Atriz recebeu pagamento pela produção após 24 anos
Em 1999, a concessão da Manchete foi repassada para a RedeTV!, e a atriz entrou com um processo contra os novos proprietários para receber o pagamento que não havia recebido por seu trabalho na novela Brida.
A ação foi julgada três vezes, em 2002, 2011 e 2018, e a atriz saiu vitoriosa em todas elas. A RedeTV!, no entanto, alegou que não era sucessora da Manchete e, portanto, não era responsável pelas dívidas deixadas pela emissora falida.
LEIA TAMBÉM:
● Rede Globo é proibida de exibir novela por cena polêmica com criança
● Sem trabalho na TV, famoso ator de “O Rei do Gado” morreu em casa de tristeza
● Em uma triste fatalidade, famosa atriz de Chocolate com Pimenta morreu após sofrer parada cardíaca
Apesar da resistência, a RedeTV! foi pressionada a quitar a dívida com Carolina, mas apenas em junho do ano passado é que a atriz finalmente recebeu o pagamento por seu trabalho em Brida, 24 anos após o final da novela.