Após enfrentar grave crise, diretor de Faustão foi demitido da Globo por telefone

02/04/2023 às 12h00

Por: Hudson William
Imagem PreCarregada
O apresentador Fausto Silva (Foto: Reprodução)

Maurício Sherman foi despedido, devido aos problemas que o Domingão do Faustão passou no começo dos anos 2000 

Faustão está na Band desde janeiro de 2022, porém, quando ainda era um global, quase teve seu programa extinto da emissora. Na ocasião, seu programa passou a ter problemas tanto de audiência, quanto, até mesmo, de identidade. 

+ Famoso de Pantanal rejeitou par romântico com colega e decidiu expor a causa: “Não dá”

Enquanto Gugu Liberato ainda era vivo, o Domingão do Faustão chegou a perder constantemente para o Domingo Legal e o clima nos bastidores se tornou ruim e um diretor, inclusive, foi demitido pelo próprio Faustão por telefone. 

Em 2003, Maurício Sherman- que era quem ocupava a direção do programa- foi demitido por Fausto Silva, pelo fato de que o Domingão era constantemente derrotado pelo Domingo Legal nos últimos três anos. 

Como já dito, a dispensa de Sherman foi feita por telefone e seu lugar foi ocupado por Ângela Sander que já havia exercido a função de diretora do extinto Vídeo Show. 

LEIA TAMBÉM:

Faustão ao lado de Maurício Sherman (Foto: Reprodução/Globo)

Ideias para reverter a má fase

A tentativa de salvar a atração da baixa audiência teve início com a mudança do programa para São Paulo capital que era onde aconteciam as constantes e amargas derrotas para o programa de Gugu. 

+ Após prejuízo milionário e demitir ex-globais, CNN Brasil se viu obrigada a cobrir polícia e até BBB

Outras iniciativas foram a de adotar quadros em que se realizava sexualização extrema- como o Sushi Erótico- e passou-se a explorar tristes histórias da vida de pessoas comuns. Estas coisas já ocorriam no programa de Augusto Liberato e o público deu preferência a como era feito pelo diabo loiro. 

O Domingão do Faustão também tentou fazer quadros jornalísticos e prestar serviços- como se fazia no Domingo Legal-, porém foi malsucedido. 

Escândalo do PCC

Nada que o Domingão tentava dava certo, porém, o que não se esperava, é que haveria ajuda do concorrente (sim, do Domingo Legal) para que o dominical global voltaria a obter audiência. Em 2003, Gugu Liberato protagonizou o escândalo da entrevista falsa realizada com o PCC. 

+ A atitude corajosa de Edu Guedes ao deixar emissora após anos e assinar com concorrente na sequência

Na época, isto manchou a imagem do apresentador e, consequentemente, a audiência do que era o carro-chefe do SBT despencou. Foi aí que o Domingão voltou a vencer na liderança e Faustão – que é muito conhecido pela sua generosidade- atribuiu todo o mérito à equipe que o cercava. 

“Tenho hoje uma das melhores equipes da emissora, que ficou ainda mais forte com a entrada da Ângela [Sander, diretora]. Eles fazem o “Domingão” visando ao estilo do apresentador. O programa é um supermercado e tem que atender a todas as classes e idades, porque domingo é o dia em que a família está junta em casa”, disse Fausto Silva, ao jornal O Globo, em 2003. 

Faustão atualmente está na Band (Foto: Divulgação)

Faustão atualmente está na Band (Foto: Divulgação)

Autor(a):

Redator do Fatos da TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.