Novela da autora de Travessia revoltou evangélicos e resposta foi dura: “A voz dos imbecis”
05/04/2023 às 14h30
Autora de Travessia, Glória Perez foi criticada por religiosos pela novela Salve Jorge
Travessia, a atual novela das 21h da Globo, escrita por Glória Perez, tem recebido muitas críticas por sua trama considerada fraca e confusa, o que tem impactado negativamente na audiência do folhetim. Entretanto, a autora já produziu diversas novelas de sucesso na emissora, como Salve Jorge (2012).
Mesmo com todo o sucesso, a trama também não escapou de críticas na época, especialmente de um grupo de evangélicos que se mobilizou em protesto contra a novela, apenas por causa da abordagem de São Jorge na trama. A maior parte dos protestos foi liderada por membros da Igreja Universal, contando com o apoio do bispo Edir Macedo, proprietário da Record.
O bispo defendia que o público não deveria apoiar uma obra que ia contra a fé dos seus seguidores, argumentando que a novela exaltava Ogum, um orixá cultuado em religiões como a umbanda e o candomblé, representado pela figura de um guerreiro.
Autora rebateu protestos
Porém, Glória Perez não se convenceu nenhum pouco com esses argumentos e, em entrevista na época, rebateu-os de forma veemente, afirmando que havia outros interesses por trás dos protestos dos religiosos contra o folhetim.
“Eu não vejo esses protestos de evangélicos, eu vejo é interesse comercial explorando o fundamentalismo. Eu penso que, em casos como esse, a imprensa deveria seguir o sábio conselho do Millôr Fernandes: ‘Não se deve amplificar a voz dos imbecis’”, disparou a autora em entrevista.
LEIA TAMBÉM:
● Rede Globo é proibida de exibir novela por cena polêmica com criança
● Sem trabalho na TV, famoso ator de “O Rei do Gado” morreu em casa de tristeza
● Em uma triste fatalidade, famosa atriz de Chocolate com Pimenta morreu após sofrer parada cardíaca
Com um elenco estrelado por Rodrigo Lombardi, Giovanna Antonelli e Nanda Costa, que se tornou a grande aposta da Globo na época, Salve Jorge foi um grande sucesso e é uma das novelas mais pedidas pelo público para ser reprisada pela emissora carioca nos últimos anos.