Globo passa o facão mais uma vez e demite 20 profissionais, deixando bastidores em choque
06/05/2023 às 12h00
Operadores de câmera e teleprompter são demitidos da Globo
A Globo realizou, discretamente, uma nova rodada de demissões entre quinta (4) e sexta-feira (5) em São Paulo. Dessa vez, as áreas de tecnologia e operações sofreram o impacto. Entre os demitidos, encontravam-se operadores de teleprompter e câmeras que trabalhavam na produção diária do Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga.
+ Autor de Terra e Paixão, próxima novela da Globo, já traiu Silvio Santos na cara dura no SBT
De acordo com o site Notícias da TV, esses operadores também atuavam em programas das áreas de Jornalismo e Esporte, como Jornal Hoje, com César Tralli; Globo Esporte SP, com Felipe Andreoli; e Jornal da Globo, com Renata Lo Prete. Além disso, mais demissões na área devem ocorrer nos próximos dias.
+ Por onde anda? Destaque como Miguel em Chocolate com Pimenta, ator investiu em outra área
Nesse sentido, essas demissões resultam da nova política de contenção de gastos da emissora, que busca equilibrar suas finanças. A empresa demitiu 20 profissionais, o que causou tristeza e comoção nos bastidores. Alguns operadores afetados tinham mais de 20 anos de carreira.
LEIA TAMBÉM:
● Rede Globo é proibida de exibir novela por cena polêmica com criança
● Sem trabalho na TV, famoso ator de “O Rei do Gado” morreu em casa de tristeza
● Em uma triste fatalidade, famosa atriz de Chocolate com Pimenta morreu após sofrer parada cardíaca
Câmeras-robô substituirão operadores humanos
Além disso, a Globo planeja implementar câmeras-robô em São Paulo, uma tecnologia já utilizada no Jornal Nacional e no estúdio da GloboNews na capital paulista. A direção de Jornalismo levará essa tecnologia a outros jornais locais, como Bom Dia SP e SP1, que são transmitidos do estúdio de vidro da emissora. Desse modo, testes estão sendo realizados para aprimorá-la.
Assim sendo, a Globo tem realizado cortes para enxugar gastos. Por estratégia, a emissora decidiu realizar essas demissões em etapas. No mês passado, 50 pessoas foram desligadas, incluindo nomes como Giovana Teles, Mauricio Noriega, Régis Rosing e Hortência Marcari.
+ Repleta de furos, Travessia deixa o Brasil sem respostas no final
Na área de novelas, os diretores de produção Flávio Nascimento e Simone Lamosa foram dispensados. Nascimento ingressou na empresa em 1983 e assumiu a direção de produção dos Estúdios Globo no início dos anos 2000. Trabalhou em Celebridade (2003) e Avenida Brasil (2012). Nos últimos anos, dedicou-se às produções de entretenimento, como o Domingão com Huck.
Em suma, Simone Lamosa, por sua vez, era o braço direito de José Luiz Villamarim na área de dramaturgia. Isso porque ela começou na emissora em 1984, na produção de novelas, e passou a ser gerente e diretora-executiva de produção nos anos 2000, iniciando uma parceria com o autor Walcyr Carrasco.
Autor(a):
Hudson William
Redator do Fatos da TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.