A fala polêmica de José Mayer sobre controvérsia atuação em série da Globo: “Gosto de transgredir”
07/05/2023 às 23h00
José Mayer abordou polêmica série da Globo e abriu o jogo sobre cenas
O ator José Mayer concedeu uma entrevista polêmica ao Jornal Folha de S. Paulo em 2001. Depois de interpretar o galã Pedro em “Laços de Família”, envolvendo-se com quatro mulheres, inclusive uma adolescente vivida por Deborah Secco, ele retornou às telas como Nando, um arquiteto em crise que se apaixona por uma jovem de 17 anos. Embora negasse a semelhança entre os personagens, Mayer admitiu gostar de interpretar o “macho que chama atenção das mulheres”.
+ O atrito de Osmar Prado contra Silvio Santos e demissão da Globo: “Queda-de-braço”
Em “Laços de Família”, Mayer interpretou um homem sedutor que enlouquecia as personagens femininas. Na minissérie, Nando, o personagem de Mayer, se envolve com a mulher de seu personagem e Anita. Contudo, ele alega que a situação é diferente de “Laços”, onde Pedro estava mais definido e as mulheres estavam à sua mercê. Nando tem uma visão de mundo não concluída, o que o torna insatisfeito e vulnerável à influência feminina.
Mayer afirmou que gostava de interpretar personagens assim, pois trabalhavam o romance, que atinge o coração do telespectador. Questionado se o público confundiria Nando e Lúcia Helena com Pedro e Cínthia, já que em ambos os casais ele faz par com Helena Ranaldi, o ator respondeu que não havia chance de confusão, pois os personagens e os universos eram totalmente diferentes.
LEIA TAMBÉM:
● Rede Globo é proibida de exibir novela por cena polêmica com criança
● Sem trabalho na TV, famoso ator de “O Rei do Gado” morreu em casa de tristeza
● Em uma triste fatalidade, famosa atriz de Chocolate com Pimenta morreu após sofrer parada cardíaca
O ator não se importou com as problemáticas das produções
Outra semelhança entre as atuações de Mayer era o envolvimento com mulheres mais jovens: Deborah Secco em “Laços de Família” e Mel Lisboa, que na minissérie tem 17 anos. O ator negou problemas com isso e afirmou que achava ótimo contracenar com uma atriz jovem que poderia se revelar uma grande surpresa.
As cenas de sexo em “Laços de Família” geraram problemas com a Justiça e críticas à novela. Em “Presença de Anita”, o clima “caliente” retorna, mas Mayer acredita que não há problemas. “Ao contrário, eu, como ator, gosto de transgredir. Acho ótimo correr riscos, de toda espécie”, disparou.
Ele também foi convidado para atuar em “O Clone”, mas preferiu “Presença de Anita” devido à impossibilidade de emendar duas novelas.
Ator elogiou autor renomado
No final de 1999, Mayer recebeu convites de diferentes autores: Benedito Ruy Barbosa, Ana Maria Moretzsohn e Manoel Carlos. Depois de ser convidado para “Terra Nostra” e “Esplendor”, ele aceitou o convite de Manoel Carlos para “Laços de Família”.
Na entrevista, o ator expressou seu apreço por Manoel Carlos, dizendo que ele é o mais cheio de humanidade entre os teledramaturgos e que suas novelas são um referencial de vida para os telespectadores.
Por onde anda José Mayer?
José Mayer, agora aposentado das novelas da Globo, reside em seu sítio em Itaipava, no Rio de Janeiro. Ele vive recluso desde que admitiu ter assediado uma figurinista. Nos últimos meses, o ator precisou de internações para tratar a granulomatose de Wegener, uma doença autoimune.
Além disso, o ator, conhecido por papéis em sucessos como “Senhora do Destino” (2004) e “Fina Estampa” (2011), negou recentemente ter sofrido um surto psicótico durante sua última internação. As complicações decorrentes da doença autoimune, que ele enfrenta desde 2017, foram a causa de sua internação.
Autor(a):
Hudson William
Redator do Fatos da TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.