Superação! Estrela da Globo, que encantou o país, deu a volta cima e venceu o preconceito
30/05/2023 às 23h11
Apesar de todo preconceito da época, a atriz se consagrou vivendo a personagem Clarinha na novela “Páginas da vida”, na Globo
Superando o preconceito e abrindo discussões sobre a inclusão do portador de Síndrome de Down, a atriz Joana Mocarzel encantou o Brasil como Clara, na novela Páginas Vida, que acabou exibida na Globo.
A atriz Joana é filha do cineasta Evaldo Mocarzel, que já abordou o tema no filme Do Luto à Luta (2005), no qual Joana também atuou.
Contudo, em Páginas da Vida, aos sete anos, sua personagem era filha de Nanda (Fernanda Vasconcellos). Com a trágica morte da mãe. Clara foi rejeitada pela avó Marta (Lilia Cabral) e foi para a adoção.
Assim, Helena (Regina Duarte), médica que cuidou de Nanda antes da morte, compadecida com a situação, adota a criança, enchendo-a de amor e proteção. Helena vive o dilema de revelar a identidade de Clara para a família.
Dessa forma, o folhetim da Globo foi a única novela de Joana, porém essa atuação lhe rendeu alto reconhecimento.
LEIA TAMBÉM:
● A triste morte de galã da Globo aos 28 anos após esconder luta contra doença deixou o Brasil em luto
● Galã famoso da Globo acabou preso e teve que ser sustentado pela esposa: “Tanta pressão por dinheiro”
● Veterana da Globo sofre tentativa de assalto por 3 mulheres e parte pra cima delas: “Como ousam”
Também, em 2007, ela recebeu uma homenagem, no Senado Federal do Brasil, no Dia Internacional da Síndrome de Down.
Turma da Clarinha foi inspirada na atriz
Ainda, participou do lançamento da campanha Aprendendo com as Diferenças, organizada pela Comissão de Valorização da Pessoa com Deficiência do Senado.
Além disso, acabou selecionada para a lista dos 100 brasileiros mais influentes de 2007. “Ainda há muito preconceito e desinformação sobre a Síndrome de Down”, declarou Joana Mocarzel.
Dessa fprma, a atriz da Globo inspirou a criação da Turma da Clarinha, e as primeiras bonecas que abordam a inclusão social.
Assim, todas as bonecas têm traços característicos da Síndrome de Down, sendo um casal de negros, outro de loiros de olhos azuis e um terceiro casal de bonecos de cabelos e olhos castanhos.
Joana, hoje com 22 anos, segue trabalhando como atriz, mas até o momento não recebeu convites para atuar em novelas.
Atualmente, a ex-atriz da Globo mora em São Paulo com os pais e a irmã. Então, ela concluiu o Ensino Médio, faz cursos de dança e inglês e planeja ingressar na faculdade. A artista produz conteúdo com frequência em seu perfil no Instagram.
Autor(a):
Bruna Alves
Eu sou Bruna Alves, redatora de notícias da televisão e celebridades desde 2016, com passagens em alguns sites da área ao logo desse tempo. No FATOS DA TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, relembrando acontecimentos passados da TV e dos famosos, mas também deixando os leitores atualizados com assuntos da atualidade.