BOMBA! Globo é obrigada a pagar multa milionária para ex-funcionário
09/10/2023 às 12h00
Globo se encontra perdida pois ação movida pelo ex-funcionário gira em torno de R$ 9 milhões, mas pode chegar a mais
Ex-funcionário e jornalista que esteve na Globo entre 2014 e 2020, conseguiu mais uma vitória na Justiça sobre a líder de audiência. Ele tenta provar seu vínculo empregatício com a ex-emissora e alega que a rede sonegou todos os seus direitos previdenciários ao mudar seu contrato de CLT para PJ (Pessoa Jurídica). A decisão ainda cabe recurso, mas a Justiça novamente reconheceu a fraude. O montante pedido por ele é de R$ 9 milhões, mas pode chegar a mais.
A decisão em segunda instância do processo obtido com exclusividade pelo Na Telinha, onde desembargadora Juliana Vignoli Cordeiro entendeu no mês passado (27) que a Globo cometeu fraude. Segundo ela, no período de abril de 2014 e janeiro de 2020, não estavam presentes os requisitos do vínculo empregatício na relação jurídica havida entre as partes. “Notadamente [havia] a subordinação, conforme prova testemunhal produzida nos autos”, diz a sentença.
Segundo ela, os argumentos da Globo para provar que não havia relação trabalhista foram “bastante frágeis” e não “impugnam especificamente o robusto conjunto probatório existente”.
“No caso dos autos, constato que a controvérsia está na configuração fraudulenta ou não da contratação, para burlar a legislação trabalhista”
Indenização milionária
Ainda no processo, a decisão constatou que Lair se submetia às normas de ética e regras de compliance da Globo. “O que e demonstra a ausência de autonomia na condução do seu
trabalho. Reforça o argumento as declarações de ambas as testemunhas ouvidas, no sentido de que a parte reclamante não poderia se fazer substituir ou se ausentar, sem comunicar previamente aos seus superiores”, diz outro trecho.
LEIA TAMBÉM:
● Rede Globo é proibida de exibir novela por cena polêmica com criança
● Sem trabalho na TV, famoso ator de “O Rei do Gado” morreu em casa de tristeza
● Em uma triste fatalidade, famosa atriz de Chocolate com Pimenta morreu após sofrer parada cardíaca
Procurado pela reportagem, o advogado de Lair Rennó, Dr. André Fróes de Aguilar, preferiu não se manifestar sobre a decisão.