Mesmo com o preconceito que vivem, artista revelam ter HIV; Confira
03/11/2022 às 15h30
Muitos famosos falam abertamente sobre terem HIV, com suas histórias, eles tentam diminuir os preconceitos associados ao vírus
Ainda que tenhamos avançado nos tratamentos, falar sobre a AIDS é um tabu para muitos. Talvez, tanto pela falta de informações sobre a doença, quanto pelo preconceito que ainda perdura na sociedade. No início da pandemia, ainda nos anos 1980, falar que era portador do vírus HIV era o suficiente para que este indivíduo fosse renegado, colocado à parte e tratado como uma pária social. Por esse motivo, artistas falam sobre descoberta do HIV para tentar diminuir os preconceitos associados ao vírus.
Hoje, 40 anos depois, muito disso ainda acontece e é por isso que quando celebridades falam sobre a doença, toma-se estas pessoas como exemplos midiáticos no combate ao preconceito contra pessoas soropositivas. No Brasil, Cazuza se tornou símbolo da luta contra a AIDS ao admitir ser portador da doença, em 1989.
Apesar de ainda hoje não existir uma cura para a AIDS, cientistas em todo o mundo empreendem esforços contínuos em busca de melhoria nos tratamentos. Aliás, alguns medicamentos já se tornaram eficientes na estabilização dos efeitos da doença no corpo humano e na melhoria da qualidade de vida dos soropositivos, como são chamados os indivíduos portadores do vírus HIV.
Confira artistas que possuem o vírus
Jonathan Van Ness
O cabeleireiro, ator e apresentador revelou ter descoberto ser HIV positivo aos 25 anos. A descoberta aconteceu depois dele ter desmaiado durante o trabalho em um salão de beleza e precisou passar por alguns exames.
LEIA TAMBÉM:
● Do auge na Globo à falência decretada pela justiça, damos estrela se afundou em dívidas
● Atriz da Globo acabou esquecida e longe dos holofotes, desabafo impactou: “Não sabem o que fazer comigo”
● Estrela da Globo revelou que saía com homens por dinheiro e caiu no vício das drogas: “Não sou hipócrita”
Leandro Buenno
O ex-participante do The Voice 2014 falou sobre ser homossexual e soropositivo em suas redes sociais e os preconceitos que têm sofrido. “Ser gay e HIV+ num pais que trata ambos os assuntos de forma tão distante e pejorativa, não e assim tão fácil.”
Billy Porter
Astro da série “Pose”, Billy Porter revelou em 2021 ser HIV positivo há 14 anos. O ator contou que demorou muitos anos para contar sobre seu diagnóstico porque o meio que vive é muito preconceituoso e a AIDS é tratada como um “castigo divino”.
Alberto Pereira Jr.
O jornalista e ator, apresentador do programa Trace Tends, da Rede TV!, é soropositivo desde 2009, revelou em 2019. Este ano, em entrevista ao Estadão, Alberto Pereira Júnior explicou que contar ao público sobre sua doença foi como “sair do armário pela segunda vez”.