Trama mórbida e revolta de atriz: novela que chocou o público com final mais pesado da história é resgatada pela Globo
08/03/2024 às 16h00
Novela Os Gigantes será resgatada pela Globo
Em janeiro de 2024, o Globoplay lançou o Projeto Fragmentos, que pretende reviver as novelas clássicas da Globo que não estão completas em seus arquivos. O Projeto Resgate, que visa resgatar tramas inteiras, é complementado por este projeto. E uma das novidades é a novela Os Gigantes (1979), escrita por Lauro César Muniz, que é considerada uma das histórias mais trágicas da emissora, e deve entrar no catálogo do serviço de streaming a partir desse mês.
A história gira em torno de Paloma, interpretada por Dina Sfat, uma jornalista que volta para o Brasil e se envolve em vários fatos trágicos, como a eutanásia de seu irmão e uma disputa legal com sua cunhada. Ao mesmo tempo, ela se envolve em um triângulo amoroso com seus amigos de infância Chico Rubião e Fernando Lucas, interpretados por Francisco Cuoco e Tarcísio Meira.
A novela foi lançada pela primeira vez como substituta de Pai Herói (1978), mas não teve o mesmo sucesso que sua antecessora, sendo vista como pesada e triste pelo público. Lauro César Muniz reconheceu os problemas que a trama enfrentava, principalmente devido à resistência do público aos temas abordados, como a eutanásia e valores morais conservadores.
Atriz ficou revoltada e autor foi demitido
Além disso, o autor revelou que a atriz Dina Sfat ficou revoltada com o rumo da novela porque a considerou muito pesada e mórbida. No último capítulo, aliás, a protagonista acaba tirando a própria vida, depois de sobrevoar a sua fazenda num avião até acabar o combustível da aeronave. Com o fracasso da produção, Muniz foi demitido da Globo antes mesmo do final da história, deixando Benedito Ruy Barbosa para concluir a trama.
Apesar do desfecho trágico e do fracasso de Os Gigantes, o Globoplay resgata a produção por meio do Projeto Fragmentos, disponibilizando os únicos dois capítulos que sobraram da produção.