Globo faz a festa dos noveleiros e traz de volta novela de 38 anos atrás
12/03/2024 às 12h00
Em um momento de nostalgia, Globo revive novela que marcou a emissora
A decisão da Rede Globo de ressuscitar uma novela com quase quatro décadas de idade está agitando os fãs ávidos por dramaturgia.
Com um vasto repertório de produções, a emissora decidiu reviver uma história que marcou época, proporcionando uma viagem nostálgica aos telespectadores e uma oportunidade de apreciação para uma nova geração.
O retorno dessa novela icônica não apenas satisfaz os desejos dos “noveleiros”, mas também destaca a atemporalidade e o impacto duradouro das narrativas televisivas, reforçando o papel significativo que a televisão desempenha na cultura e no entretenimento.
Acontece que uma das melhores novelas de Silvio de Abreu foi resgatada pela Globo: a icônica Cambalacho, exibida originalmente em 1986.
Após muitos pedidos do público, a trama foi disponibilizada no catálogo do Globoplay, com todos os seus 173 capítulos e um elenco mais que primoroso.
LEIA TAMBÉM:
● A triste morte de galã da Globo aos 28 anos após esconder luta contra doença deixou o Brasil em luto
● Galã famoso da Globo acabou preso e teve que ser sustentado pela esposa: “Tanta pressão por dinheiro”
● Veterana da Globo sofre tentativa de assalto por 3 mulheres e parte pra cima delas: “Como ousam”
Cambalacho é uma das novelas mais lembradas da década de 1980, considerada uma das obras mais geniais do autor, uma marca da faixa das 19 horas.
Protagonizada por Fernanda Montenegro e Gianfrancesco Guarnieri, a produção abordava o cenário da corrupção no Brasil de uma forma cômica, a começar pelo próprio título – que tem relação com fraude, trambique, trapaça.
Enredo da trama
Silvio justificou as ações dos protagonistas Naná (Fernanda) e Jejê (Gianfrancisco) como uma maneira de ajudar suas famílias e sobreviver em meio ao caos da cidade de São Paulo.
Assim, criou dois anti-heróis que conquistaram os telespectadores. Tudo isso amarrado ao tudo que uma novela precisa: drama, reviravoltas, comédia, personagens carismáticos, entre outras qualidades.
Além da dupla principal, Cambalacho contou com grandes estrelas, como Natália do Vale interpretando a vilã Andréia; o casal Thiago (Edson Celulari) e Ana Machadão (Débora Bloch); a inesquecível Tina Pepper, vivida por Regina Casé; além de Susana Vieira, Cláudio Marzo, Louise Cardoso, Rosamaria Murtinho, Roberto Bonfim, Flávio Galvão, Marcos Frota, entre outros.
Um grande sucesso, Cambalacho é considerada uma das novelas das sete com maior média de audiência na faixa: 56 pontos, abaixo apenas de Locomotivas e Brega e Chique.
Foi reprisada no Vale a Pena Ver de Novo em 1991 e no Canal Viva entre 2015 e 2016. Um grande presente para os noveleiros que adoram clássicos da TV.