Jornalista fez denúncia ao vivo contra chefe da Globo e quase fez programa sair do ar
21/03/2024 às 14h00
Jornalista da Globo fez denúncia ao vivo em programa da emissora
No final dos anos 90, a Globo lançou um novo programa, o “Você Decide”, apresentado por Antonio Fagundes. O programa permitia que o público votasse por telefone para determinar os resultados de casos semanais. A emissora enviou um artista para entrevistar pessoas em praças públicas sobre os temas dos episódios, aumentando a interatividade.
No entanto, em uma transmissão ao vivo na Praça dos Desejos, em Vitória (ES), em 12 de agosto de 1992, ocorreu um evento inesperado: uma denúncia constrangedora foi divulgada. O tema do episódio era assédio sexual, com Luiza Tomé no papel de uma funcionária assediada por seu chefe, e as entrevistas foram conduzidas por Patrícia França.
A jornalista Tatiana Gianordoli Teixeira aproveitou a ocasião para relatar o assédio sofrido por um assessor importante da Fundação Roberto Marinho, afiliada ao Grupo Globo. Ela afirmou que o assédio interrompeu as oportunidades de trabalho na fundação e divulgou o incidente em todo o país.
Emissora manteve o programa
Apesar da tentativa de censura da produção do programa, a direção da Globo decidiu iniciar uma investigação. Patrícia França expressou seu arrependimento por não ter estudado o assunto antes e lamentou não ter prestado mais atenção à denúncia.
O então diretor da Globo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, conhecido como Boni, disse que o programa não teve nenhum impacto negativo nos bastidores e que Roberto Marinho ordenou uma investigação. Após o ocorrido, o “Você Decide” continuou sua programação regular até agosto de 2000.