Caos! Novela deu prejuízo, afundou canal em dívidas e ficou sem final após greve dos atores
28/03/2024 às 15h00
Novela Brida foi um verdadeiro fiasco de audiência e afundou de vez a TV Manchete
Durante os anos 1990, a TV Manchete desafiou a hegemonia da Globo ao produzir programas de sucesso, incluindo a novela Pantanal, que conseguiu superar a audiência da concorrente no horário nobre. No entanto, essa trajetória ascendente foi abruptamente interrompida por uma crise sem precedentes que levou à falência da emissora. E foi a novela Brida que se tornou o ponto crucial nesse processo de declínio.
Baseada na obra literária de Paulo Coelho, Brida foi a última novela produzida pela TV Manchete em 1998. Infelizmente, ela se mostrou um grande fracasso em termos de audiência e arrecadação, deixando a equipe sem receber salários. A protagonista, Carolina Kasting, juntamente com o elenco e a equipe de produção, iniciou uma greve em protesto contra a falta de pagamento.
Com a emissora sem alternativa viável, a novela foi encerrada de forma abrupta, com um final improvisado narrado ao invés de ser encenado. Posteriormente, a concessão da Manchete foi repassada para a RedeTV! em 1999. No entanto, os problemas para Carolina Kasting estavam longe de terminar.
Protagonista recebeu salário após 24 anos
A atriz entrou com um processo contra os novos proprietários da emissora para cobrar os salários atrasados. O caso foi julgado três vezes, em 2002, 2011 e 2018, com Carolina saindo vitoriosa em todas as ocasiões. A RedeTV!, por sua vez, alegava não ser sucessora da Manchete e, portanto, não ter responsabilidade pelas dívidas deixadas pelo canal extinto.
Apesar da resistência da RedeTV!, a pressão para quitar a dívida com Carolina se intensificou ao longo dos anos. Finalmente, em junho do ano passado, a atriz recebeu o pagamento por seu trabalho em Brida, 24 anos após o fim da novela.