pix
OFICIAL! Banco Central anuncia mudanças no PIX e deixa brasileiros surpresos; saiba o que mudou
20/06/2024 às 10h00
O sistema de pagamentos instantâneos (PIX), que foi introduzido pelo Banco Central do Brasil no ano de 2020, se tornou, em pouco tempo, uma medida crucial do cotidiano financeiro dos brasileiros. No momento, o Banco Central acabou de anunciar diversas mudanças importantes que irão gerar significativos impactos no uso da ferramenta.
Dia de festa para trabalhadores: Nubank libera R$6.630 em dois grandes bônus! Veja como receber
Essas transformações têm como intuito não somente causar a modernização do sistema, mas também aumentar a confiança de seus usuários e diminuir a incidência de fraudes e golpes. Com a implementação de novos recursos, tais como o PIX por aproximação e o Mecanismo Especial de Devolução, ele passará a ser ainda mais prático, seguro e eficiente para quem o utiliza.
PIX por aproximação:
Uma das mais importantes mudanças na ferramenta, que foi anunciada pelo Banco Central, é a implementação dos pagamentos instantâneos realizados por aproximação, que foi inspirado na funcionalidade que já existe nos cartões de crédito.
Essa mudança fará com que os pagamentos sejam feitos ainda mais rápido e de modo prático, sem precisar inserir o cartão na máquina de pagamento. Os usuários conseguirão efetuar o pagamento somente aproximando seu aparelho ou o cartão da máquina, eliminando totalmente a etapa da inserção do cartão. Isso acaba gerando um benefício para todos, já que fará com que as compras poderão ser feitas com ainda mais agilidade no dia a dia.
LEIA TAMBÉM:
● Atriz famosa da Globo não vai no enterro do próprio pai e atitude deixa o Brasil perplexo
● Agora com Ana Hickmann, Edu Guedes já foi casado com apresentadora famosa e você não fazia ideia
● Vista como amaldiçoada, novela da Globo foi cercada de tragédias e escândalos são abafados até hoje
Ex-BBB Pyong Lee estaria devendo mais de R$ 1,5 milhão ao banco
Mecanismo especial de devolução:
Além disso, outra transformação importante é o aprimoramento do Mecanismo Especial de Devolução, que visa facilitar o reembolso em situações de fraudes e golpes.
A partir de agora, os usuários terão o prazo de até 80 dias para reportar transações desconhecidas e fazer a solicitação do bloqueio do saldo do recebedor. Esse aumento no prazo para denúncia demonstra um grande avanço na área de segurança das operações feitas através do PIX.