ALERTA
Substância fatal e pelo de ratos: A Anvisa decretou a proibição de 2 marcas populares de chocolate e arroz dos mercados
23/06/2024 às 10h00
A Anvisa decretou a proibição de 2 marcas populares dos mercados
O setor alimentício brasileiro enfrentou um incidente marcante em 2017 e 2023 que abalou a confiança dos consumidores. Isso porque a Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) entrou em ação e realizou a proibição de 2 marcas populares dos mercados.
Por não seguirem recomendações sanitárias, as marcas foram barradas dos supermercados, sendo necessário um alerta importante para os consumidores. A primeira que iremos destacar é sobre um produto indispensável nos lares brasileiros.
SAIBA MAIS! Fim de serviço crucial no WhatsApp é confirmado e afeta em cheio quem usa o aplicativo
Um lote do popular arroz da marca Favorito foi descoberto contaminado, levantando preocupações sobre a saúde pública. Essa situação na época serviu como um importante alerta para a população e agilidade do órgão fiscalizador.
Quando o Instituto Adolfo Lutz identificou a presença de contaminantes, como excrementos de roedores (pelo de ratos), no arroz Favorito durante uma análise de rotina, a Anvisa agiu prontamente de acordo com informações do portal G1.
LEIA TAMBÉM:
● Atriz famosa da Globo não vai no enterro do próprio pai e atitude deixa o Brasil perplexo
● Agora com Ana Hickmann, Edu Guedes já foi casado com apresentadora famosa e você não fazia ideia
● Vista como amaldiçoada, novela da Globo foi cercada de tragédias e escândalos são abafados até hoje
De acordo com o portal Embrapa, os ratos são portadores de mais de 35 doenças transmissíveis aos homens e aos animais domésticos. As mais comuns são leptospirose, peste bubônica, tifo, salmonelose e hantavirose.
A Vigilância Sanitária demonstrou sua eficiência ao coordenar um recall do lote contaminado, impedindo que os clientes fossem expostos a possíveis riscos à saúde.
Esse episódio destacou o compromisso da Anvisa em proteger a população, reforçando a confiança na regulamentação nacional. Vale mencionar, que ao procurar a marca nos mercados foi constatado que o produto se encontra indisponível.
Além disso, as redes sociais oficiais estão desativadas, o que leva a constatar que a marca pode ter sido extinta pela empresa. Porém, não se pode afirmar com exatidão a situação atual da mesma.
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
MARCA DE CHOCOLATE FOI BARRADA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?
Ainda segundo informações do portal GOV da Vigilância Sanitária, datadas de 11 de setembro de 2023, a Anvisa também interditou cautelarmente o lote n.º 210323 do Chocolate em Pó Solúvel 70% Cacau, da famosa marca Guimarães, fabricado pela empresa Guimarães Brasil Indústria e Alimentos LTDA.
Conforme foi informado na época, o resultado insatisfatório no ensaio de determinação de cádmio foi o que determinou a retirada completa do lote do produto nº 210323 nos mercados, para a proteção e segurança completa de todos os consumidores.
A medida foi motivada considerando o resultado insatisfatório conforme Laudo de Análise Fiscal nº 1111.1P.0/2023, emitido pelo Instituto Adolfo Lutz, Laboratório Central do Estado de São Paulo.
A exposição crônica ao cádmio causa toxicidade nos rins enos ossos de acordo com informações do portal ASAE. A exposição crônica também pode estar associada ao câncer de pulmão e ao enfisema.
Manifestações precoces incluem aumento da excreção de proteínas de baixo peso molecular, como beta2-microglobulina. A situação e enquadrou como um caso isolado, onde a marca de chocolate bastante querida pelos brasileiros voltou a ser comercializada normalmente, pois seguiu as recomendações impostas pela Anvisa dos demais produtos.
Até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido, porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.
QUAL O PAPEL DA ANVISA?
A Anvisa desempenha um papel fundamental no Brasil quando se trata de garantir a segurança e qualidade dos produtos e serviços relacionados à saúde.
Ela é responsável por estabelecer normas e regulamentos que assegurem que os alimentos, medicamentos, produtos médicos, cosméticos e vários outros produtos e serviços estejam em conformidade com padrões de qualidade e segurança.