Atriz, pioneira da televisão brasileira, faleceu reclusa sem concretizar seu último desejo
26/06/2024 às 20h00
Início » Marcou na TV » Atriz, pioneira da televisão brasileira, faleceu reclusa sem concretizar seu último desejo
Atriz, que passou seus últimos dias reclusa até sua partida final, deixou para trás um último desejo não realizado
No dia 5 de novembro de 2023, o Brasil lamentou a partida da talentosa atriz Sylvia Gonçalves Rodrigues Leite, amplamente reconhecida como Lolita Rodrigues.
A atriz de 94 anos acabou hospitalizada por alguns dias devido à pneumonia e acabou sucumbindo.
Presente em diversas novelas de sucesso, a veterana também conduziu os programas “Almoço com as Estrelas” (1956-1983) e “Casa dos Artistas”, ambos na TV Tupi, pioneira da televisão brasileira.
Lolita, inclusive, teve participação na inauguração da estação em 1950, entoando o Hino da Televisão Brasileira.
Contudo, apesar de ser uma figura histórica da comunicação brasileira, Lolita Rodrigues passou seus últimos dias afastada da mídia e não realizou seu maior desejo: se despedir das telinhas em um papel marcante.
LEIA TAMBÉM:
● A triste morte de galã da Globo aos 28 anos após esconder luta contra doença deixou o Brasil em luto
● Galã famoso da Globo acabou preso e teve que ser sustentado pela esposa: “Tanta pressão por dinheiro”
● Veterana da Globo sofre tentativa de assalto por 3 mulheres e parte pra cima delas: “Como ousam”
Em 2015, durante uma entrevista ao portal “Notícias da TV”, Lolita desabafou sobre sua aposentadoria forçada do meio que ajudou a estabelecer.
Assim, na conversa, ela admitiu que sentia falta dos sets de filmagem, mas, ao mesmo tempo, sabia que suas oportunidades de retornar à televisão eram escassas já naquela época.
“Não há papéis para minha idade. É simples assim. O problema é que fui perdendo energia. Já não tinha mais ânimo para trabalhar”, disse na ocasião.
“Sinto falta da TV, dos amigos, do ambiente de trabalho, mas não tenho ilusões. Sei que ninguém vai me chamar”, revelou.
Ademais, na mesma entrevista, a atriz, que teve participações em novelas como “As Pupilas do Senhor Reitor” (1970), “Sassaricando” (1987), “A Rainha da Sucata” (1990), “A Viagem” (1994) e “Terra Nostra” (1999), lamentou terminar a carreira sem uma grande despedida com um papel relevante.
A artista viveu reclusa
“Queria encerrar com chave de ouro. Não consegui. Queria explicar, mas nunca tive o hábito de ligar para os autores. Nunca pedi um papel a nenhum deles. Era um sonho atuar em uma novela do Maneco [Manoel Carlos] e ele me deu essa oportunidade”, recordou.
O tempo, no entanto, continuou passando. Com o passar dos anos, Lolita percebeu que isso nunca aconteceria, levando-a a decidir não retornar à atuação e viver de forma reclusa.
“Mesmo que me chamem para fazer uma pequena participação, não vou. Não quero. Prefiro ficar aqui assistindo todas as reprises. Está passando Despedida de Solteiro no canal Viva, que eu fiz”, desabafou.
Em suma, Lolita Rodrigues residia com a filha em um apartamento próximo à praia, em João Pessoa (PB). Sua última aparição na TV foi em 2017.
Agora, seu novo lar é o céu dos artistas, onde, com certeza, suas eternas amigas, Hebe e Nair Bello, a receberam com grande festa.
“Sinto muito a falta delas. Éramos inseparáveis. Lá no Céu deve estar uma festa com as duas e tantos outros colegas que já se foram. Quero participar disso, claro. Vai ser uma farra. Não quero nem reencarnar. Quero me divertir com meus amigos”, confessou na mesma conversa em 2015.
Por fim, conforme o G1, a artista foi cremada no mesmo dia do anúncio de sua morte, em uma cerimônia restrita aos seus familiares.