Mãe de estrela da Globo deixou brilhante carreira de atriz e foi presa
20/11/2022 às 18h15
Mãe de atriz de Chocolate com Pimenta passou por grande tragédia em sua vida pessoal
Atualmente, está sendo reprisada na Globo a novela “Chocolate com Pimenta” na nova faixa de reapresentações, logo após o “Jornal Hoje”. Quem vê o folhetim pode ver Dália, uma jovem doce e sonhadora, que trabalha na fábrica de chocolates. A atriz que dá vida à garota é Carla Daniel, filha de uma famosa atriz.
Trata-se de Dorinha Durval. A artista começou sua carreira como vedete dos teatros de revista, ainda na década de 1950 e foi eleita por três vezes consecutivas uma das “Certinhas do Lalau”, lista criada por Stanislaw Ponte Preta.
A atriz estreou nas telinhas na Globo, em 1969, na novela “Verão Vermelho”. Logo depois, ainda esteve em “Irmãos Coragem” (1970), “Minha Doce Namorada” (1971) e “Selva de Pedra” (1972).
Seu grande sucesso veio mesmo em “O Bem-Amado” , onde deu vida a uma das irmãs da família Cajazeira. Em seu currículo, ela ainda possui produções como “O Espigão” , “Cuca Legal” , “O Feijão e o Sonho” , “Maria Maria” , “Sinal de Alerta” e “Sítio do Pica-Pau Amarelo” .
Crime chocante
Porém, uma tragédia chocante marcou a vida da famosa da Globo. Em 5 de agosto de 1980, Dorinha Durval pegou uma arma e atirou várias vezes contra seu marido, Paulo Sérgio Garcia de Alcântara, que não resistiu e veio a falecer.
LEIA TAMBÉM:
● Do auge na Globo à falência decretada pela justiça, damos estrela se afundou em dívidas
● Atriz da Globo acabou esquecida e longe dos holofotes, desabafo impactou: “Não sabem o que fazer comigo”
● Estrela da Globo revelou que saía com homens por dinheiro e caiu no vício das drogas: “Não sou hipócrita”
De acordo com informações da “Revista Manchete”, Paulo era viciado em jogos e deixou dívidas enormes para a atriz. Por muitas vezes, o homem agia de madeira violenta e agredia a esposa verbalmente. Dorinha Durval ainda sofria com crises de ciúmes, já que ele atuava em uma agência de modelos.
Segundo a famosa, na ocasião do crime, ela teria sido rejeitada e humilhada pelo marido: “Você está velha, feia, gorda. Você já era. Porque eu não quero nada com uma velha como você. Vê se olha no espelho! Você acha que eu vou querer alguma coisa contigo?” – Teria dito ele na época.
Em 2002, ela declarou: “O Paulo me deu vários tapas e pontapés, eu ameacei me matar e ele disse que seria uma ótima ideia e que a arma estava na gaveta. Após ser atingida por um tapa na região da cabeça, fugi dele, peguei a arma e disparei. Daí tudo ficou escuro na minha frente. Só me lembro de ver o Paulo caído, ensanguentado”.
É claro que o caso foi à Justiça, mas a famosa da Globo respondeu o processo em liberdade e, em 1983, foi decidido que Dorinha teria agido em legítima defesa. Entretanto, ela acabou condenada por excesso culposo, quando a pessoa se excede nos meios empregados para tal. Ele recebeu a pena de 1 ano e meio de prisão.
Porém, seu julgamento foi anulado por desembargadores e, em 1989, Dorinha foi levada ao júri novamente e condenada a 6 anos por homicídio sem agravantes. Ela chegou a cumprir 9 meses em regime semiaberto e, o restante, em regime aberto.
Longe das telinhas, ela passou a trabalhar como artista plástica e, em 2001, revelou que ainda fazia parte do quadro de funcionários da Globo, a quem sente uma eterna gratidão pelo apoio.
Atualmente, aos 93 anos, vive reclusa no Rio de Janeiro. Carla Daniel, sua herdeira, fruto de seu relacionamento com Daniel Filho, também está longe da televisão desde 2018, quando trabalhou na série “Brasil a Bordo”
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever. Minha maior paixão sempre foi a dramaturgiaTambém sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ....