Veterano da Globo morreu de câncer e herdeiros exigiram uma indenização ao canal
29/11/2022 às 7h03
Os filhos de um dos maiores nomes da Globo, entraram na Justiça para requerer uma indenização pelos anos de trabalho do ator
Hugo Carvana, acabou se tornando um dos principais nomes da teledramaturgia, principalmente pela Globo. Porém, apesar dos 30 anos de emissora e com mais de 40 trabalhos em seu currículo, ele não havia nenhum tipo de vínculo trabalhista.
No dia 04 de outubro de 2014, o ator faleceu vítima de complicações causadas por um câncer no pulmão e seus filhos acabaram entrando com uma ação trabalhista contra a Globo, mas a emissora recorreu.
Porém, em 2021, a Sétima Turma do Tribunal Superior do Trabalho rejeitou o agravo da Globo Comunicação e Participações S.A. Desse modo, a Justiça concedeu aos herdeiros do ator o direito ao recebimento de verbas trabalhistas decorrentes do reconhecimento de vínculo empregatício.
Além disso, a Globo foi obrigada a indenizar os filhos de Hugo Carvana em razão do cancelamento do plano de saúde dele. Na época, aos 76 anos de idade e em tratamento do câncer no pulmão e de mal de Parkinson, o ator perdeu o direito ao plano de saúde. Por conta da saúde debilitada, Hugo Carvana chegou a fazer inúmeros pedidos para que o plano fosse mantido, porém, não obteve sucesso.
De acordo com os herdeiros do artista, a Globo havia o deixado “no mais completo desamparo, sem o reconhecimento de qualquer direito decorrente da rescisão”.
LEIA TAMBÉM:
● Rede Globo é proibida de exibir novela por cena polêmica com criança
● Sem trabalho na TV, famoso ator de “O Rei do Gado” morreu em casa de tristeza
● Em uma triste fatalidade, famosa atriz de Chocolate com Pimenta morreu após sofrer parada cardíaca
Porém, a Globo alegou em sua defesa que não havia relação de emprego com o ator, logo eles não poderiam ser responsabilizados. Porém, por decisão unanime, a a Sétima Turma do TST rejeitou as alegações da platinada. A defesa da emissora carioca afirmou que os contratos eram válidos e foram renovados durante a sua vigência e depois da rescisão. Além disso, o ator não os havia denunciado.
Por conta das alegações, o juízo da 65ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro reconheceu o vínculo de emprego no período entre 1984 e 2014. No entanto, negou o pedido de indenização por dano moral feito pelos herdeiros de Hugo Carvana. O desfecho foi que o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ) condenou a Globo ao pagamento de R$ 100 mil a título de dano moral.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever. Minha maior paixão sempre foi a dramaturgiaTambém sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ....