Atores de ‘Pantanal’ foram vítimas da AIDS em época trágica da doença
06/12/2022 às 23h29
Atores de sucesso da novela partiram cedo demais após se contagiar com o virus HIV, e, por preconceito da época, acabaram isolados da mídia
Em suma, a primeira versão de Pantanal foi gravada e exibida pela primeira vez em 1990, na Rede Manchete, com um elenco de peso. Porém, alguns dos atores já não estão entre nós e dois grandes nomes partiram por complicações causadas pela AIDS.
Contudo, João Alberto Pinheiro foi um dos artistas que fizeram parte da antiga versão Pantanal. Dessa forma, no folhetim ele deu vida ao mordomo Zaqueu.
Assim, Natural do Pará, ele se mudou para o Rio de Janeiro aos 20 anos para seguir a carreira de cantor. Ademais, com sua voz marcante, João Alberto se destacou no rádio e na TV. Depois, em 1988, gravou o LP ‘Luar do Amor’ pela Continental.
Porém, seu destino mudou quando Jayme Monjardim o conheceu e apostou nele para o papel de Zaqueu. Ele ainda foi colunista social.
Contudo, Infelizmente em 1992, apenas dois anos após conquistar o sucesso como o mordomo, João Alberto Pinheiro faleceu. Assim, com apenas 31 anos ele perdeu a luta contra um câncer no fígado, meningite e pneumonia, todos problemas decorrentes do vírus da AIDS.
Rubens Corrêa também faleceu devido a complicações causadas pelo AIDS
Nesse interim, outro nome da primeira versão de Pantanal de 1990 que faleceu por complicações da AIDS foi Rubens Corrêa. Todavia, o ator interpretou o deputado Ibraim na versão antiga..
LEIA TAMBÉM:
● Do auge na Globo à falência decretada pela justiça, damos estrela se afundou em dívidas
● Atriz da Globo acabou esquecida e longe dos holofotes, desabafo impactou: “Não sabem o que fazer comigo”
● Estrela da Globo revelou que saía com homens por dinheiro e caiu no vício das drogas: “Não sou hipócrita”
Ibraim era pai de Érica (Gisella Reimann), jornalista que visita o Pantanal e se envolve com José Lucas.
Rubens Corrêa nasceu em Aquidauana, no Mato Grosso do Sul, cenário de gravação de Pantanal. Contudo, sua carreira na TV começou na Bandeirantes na década de 1960, na novela Os Miseráveis. Assim, antes de viver o deputado Ibraim esteve no elenco de Kananga do Japão, outra trama da Manchete.
Então, infelizmente, ator faleceu em 1996, vítima de complicações de saúde decorrentes da AIDS. Ele tinha 64 anos de idade.
Os dois atores optaram por enfrentar a doença discretamente, sem exposição pública. Naquela época, o preconceito contra portadores do HIV era bem maior do que hoje, capaz de destruir qualquer carreira brilhante.
Então, a situação ficava ainda pior para quem desenvolvia a síndrome e apresentava os sinais evidentes da aids, como magreza excessiva, lesões na pele e fraqueza limitadora de movimentos.
Autor(a):
Bruna Alves
Eu sou Bruna Alves, redatora de notícias da televisão e celebridades desde 2016, com passagens em alguns sites da área ao logo desse tempo. No FATOS DA TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, relembrando acontecimentos passados da TV e dos famosos, mas também deixando os leitores atualizados com assuntos da atualidade.