Saiba as alterações fortes que a Globo fará no remake de Renascer


Cena do remake de Renascer. (Foto: reprodução, Globo)
Cena do remake de Renascer. (Foto: reprodução, Globo)

Globo fará mudanças importantes no remake de Renascer

O remake de “Renascer” (1993) na Globo, escrito por Bruno Luperi, apresentará mudanças significativas em relação à versão original de Benedito Ruy Barbosa. Além das alterações feitas pelo autor, a direção também promoverá modificações, começando pela primeira fase da trama.

Diferentemente da versão original, a primeira fase terá uma duração maior, com mais capítulos. Na década de 90, a ideia inicial era que essa parte tivesse 30 capítulos, mas José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, então chefe da Globo, optou por reduzir esse número pela metade e, posteriormente, diminuiu ainda mais, deixando-a com apenas cerca de 5 capítulos. Essa mudança visava evitar possível rejeição do público à segunda fase da novela.

Outra modificação será na abertura da trama. Ao contrário do remake de “Pantanal”, que manteve a mesma música da abertura original, apenas regravada, a nova versão de “Renascer” terá outra canção. Em 1993, a abertura foi embalada por “Confins”, interpretada por Batacotô. Já em 2024, a música escolhida será “Lua Soberana”, de Ivan Lins e Vitor Martins, que fez parte da trilha sonora da versão original. A Globo está buscando grandes nomes da MPB para regravarem “Lua Soberana” para o remake.

Personagem Buba. (Foto: reprodução, Globo)
Personagem Buba. (Foto: reprodução, Globo)

Mudança em personagem

Outra alteração significativa é o tratamento da personagem Buba, que na versão original era hermafrodita, interpretada por Maria Luísa Mendonça. No remake, Buba será uma mulher transexual, vivida por Gabriela Medeiros, uma atriz trans. Apesar dessa mudança, a personagem manterá o envolvimento com José Venâncio, interpretado por Rodrigo Simas, um dos filhos de José Inocêncio, papel de Marcos Palmeira.

Elenco da versão original de Renascer. (Foto: reprodução, Globo)
Elenco da versão original de Renascer. (Foto: reprodução, Globo)

O remake de “Renascer” está previsto para estrear em 22 de janeiro, ocupando o horário das nove, sucedendo “Terra e Paixão”.