Ana Maria Braga causa revolta ao chamar Maju Coutinho de “morena” e é corrigida ao vivo


Ana Maria Braga e Maju Coutinho (Foto: Reprodução, Globo)
Ana Maria Braga e Maju Coutinho (Foto: Reprodução, Globo)

Ana Maria Braga recebeu a jornalista Maju Coutinho em seu “Mais Você” e gerou uma grande polêmica com sua fala

Ana Maria Braga e Maju Coutinho protagonizaram um momento constragedor no Mais Você, da TV Globo, desta terça-feira (24/10). O motivo para isso foi uma fala da comandante do matinal, que chamou sua convidada como “morena” em um dado momento da conversa e foi corrigida ao vivo.

A comunicadora relembrou de quando a jornalista estreou como mulher do tempo do Jornal Nacional. Ana, então, quis reforçar que Maju não conseguiu o trabalho apenas pela aparência. “Você fez um curso. Não se chega lá, para fazer previsão, porque é bonita, longelínea, fala bem, morena linda e vai estourar a boca do balão falando da previsão do tempo. Teve que aprender'”, explicou.

Ana Maria Braga ao vivo em seu programa na Globo (Foto: Reprodução/Globo)
Ana Maria Braga ao vivo em seu programa na Globo (Foto: Reprodução/Globo)

Maju, então, corrigiu, sutilmente a loira. “Não adiante você ser negra , maravilhosa, linda e falar da previsão. Eu tive que aprender e eu fiz isso mesmo”, destacou ela,  sobre o período como apresentadora da previsão do tempo no telejornal mais importante da emissora.

Vale destacar que movimentos negros apontam que chamar pessoas negras de “morena” ou “mulata” é uma forma de embranquecimento e negação da identidade.

Maju Coutinho no Fantástico (Foto: Reprodução, Instagram)
Maju Coutinho no Fantástico (Foto: Reprodução, Instagram)

Reação das pessoas

O momento foi repercutido nas redes sociais, onde Ana foi duramente criticada pelo episódio. “Ana, a Maju não é uma morena linda. Ela é uma negra linda e te respondeu sem ser grosseira e com uma classe maravilhosa”, disse uma internauta. “E a Ana Maria Braga já se enrolou duas vezes, evitando chamar a Maju Coutinho de negra e a chamando de morena”, reforçou outro. “Ana Maria Braga chamando a Maju de morena linda foi pra acabar. Elegantemente, corrigiu à altura”, comentou uma terceira. “As pessoas parecerem que tem medo de chamar a gente de negros”, pontuou mais um, na rede social X, antigo Twitter.