Apesar do sucesso, entenda como Xuxa se transformou em problema para a Globo


Xuxa Meneghel fez muito sucesso na Globo (Foto: Divulgação)
Xuxa Meneghel fez muito sucesso na Globo (Foto: Divulgação/ Globo)

Na década de 1990, Xuxa foi considerada maior que a própria emissora onde trabalhava

No último dia do ano de 1992, foi ao ar o último episódio do programa Xou da Xuxa. Começaram a ocorrer especulações sobre quem seria o substituto da apresentadora.

+ Jornalista que se demitiu ao vivo na Globo processou ex-chefe por assédio: “Perseguição”

A emissora estava desacreditada do formato do programa, porém acreditava que a loira tinha se tornado maior que a própria empresa. A imprensa já questionava quem assumiria o lugar da apresentadora e, para acalmar os ânimos, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, enviou fax à mídia em que avisava que Xuxa não seria substituída, visto que a emissora considerava o estilo de programa apresentado por ela ultrapassado.

Interessados na vaga

Angelica, ainda na extinta Rede Manchete, e Sergio Mallandro que, na ocasião, era funcionário da Rede Globo se demonstravam interessados em ocupar a vaga. A loira estava em negociações com a emissora, porém Mallandro, pouco tempo depois, retornou ao SBT.

“Faz algum tempo que sinto que a Xuxa está cansada. Ano passado, ela pensou em manter o programa com outras pessoas em seu lugar. Agora surgiu essa novidade nos jornais. Até agora, não conversamos a respeito. Não podemos convencer ninguém a fazer o que não quer. Se a Xuxa quiser fazer o programa uma vez por semana e essa possibilidade for boa para ambas as partes, tudo bem”, disse Boni, ao Jornal do Brasil.

Ainda de acordo com o JB, Xuxa cresceu tanto dentro da emissora que se tornou “uma Globo dentro da Globo”, isto é, a loira cresceu tanto que era como se sua pessoa tivesse o mesmo potencial de uma rede de TV extremamente poderosa.

Sua ascensão chegou ao ponto em que Xuxa havia se tornado concorrente da própria emissora onde trabalhava, visto que ela comandava atrações de emissoras sul-americanas e estava em fase de preparação para comandar produto estadunidense.

Boni foi executivo da Globo (Foto: Divulgação)
Boni foi executivo da Globo (Foto: Divulgação)

Decisão da Globo

A emissora não quis substituir a loira por dois motivos: primeiro por achar que, caso quem ocupasse o lugar não desse certo, daria ênfase a ideia de que a Globo era extremamente dependente da apresentadora. Caso a substituição desse muito certo, a emissora correria o risco de ter que lidar com outro fenômeno que se tornaria maior que a empresa.

A decisão de Boni foi então criar a famosa TV Colosso que contava com marionetes no formato. O encarregado de dirigir a produção foi Jose Oliveira, o Boninho, filho de Boni.

A apresentadora Xuxa Meneguel (Foto: Divulgação)
A apresentadora Xuxa Meneguel (Foto: Divulgação)
Hudson William

Escrevo sobre notícias da TV e das celebridades há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.