Após lutar contra câncer terminal, ator da Globo desistiu de tudo e deixou testamento pronto


Após lutar contra câncer terminal, ator da Globo desistiu de tudo e deixou testamento pronto (Foto: Reprodução)

Após uma luta muito difícil contra o câncer terminal, ator da Globo se despediu de todos e deixou testamente pronto

Sendo pioneiro dentro da TV brasileira, o ator Gilberto Martinho estrelou grandes produções da Rede Globo. O ator tem no currículo clássicos como Escrava Isaura, Selva de Pedra e Irmãos Coragem.

Ator Gilberto Martinho na novela da Globo Escrava Isaura (Foto: Reprodução)

Gilberto Martinho, nasceu em 1927, em Araranguá. O ator catarinense, começou sua carreira no cinema. Ficou famoso ao interpretar Falcão Negro em uma série infantil da TV Tupi. Trabalhou na TV Globo, de onde se aposentou há 10 anos. Atuou em novelas como Escrava Isaura, Selva de Pedra e Irmãos Coragem.

Contudo, Gilberto Martinho iniciou sua carreira de ator no filme “Maria da Praia”, em 1951. Esteve em “O Diamante”, de 1956 e “O Pistoleiro”, de 1976. Entre novelas e filmes, ele atuou em 38 produtos.

O primeiro coronel vivido pelo ator foi em “Irmãos Coragem” (1970), onde ele interpretou o pai da mocinha vivida por Gloria Menezes. Gilberto Martinho ainda foi coronel em “O Tempo e o Vento” (1985), onde ele encarnou o personagem Ricardo Amaral.

Ator Gilberto Martinho (Foto: Reprodução)

Com 74 anos, Gilberto Martinho faleceu em 2001, após três semanas de internação no hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro. Ele morreu em razão de um câncer no Pulmão.

Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, Gilberto Martinho já estava cansado de todo o sofrimento que o tratamento estava causando. Por conta das complicações do enfisema, o ator passou duas semanas sedados, a pedido dele mesmo.

O jornal ainda informou que Gilberto já havia se despedido da família. Antes de ser sedados, Gilberto Martinho já tinha preparado um testamento. O enterro aconteceu na Barra de São João, Região dos Lagos. O ator foi sepultado com roupas brancas e sem sapatos, conforme seu desejo.