Após novela fracassada, autor que foi resgatado da Tv Globo, sumiu


 É um autor de telenovelas, diretor de cinema, roteirista, produtor de cinema e de minisséries da TV Globo

Antonio Calmon, um escritor experiente que se destacou como um dos principais autores da faixa de programação das sete na Globo durante os anos 90, atualmente tem duas de suas obras aclamadas em destaque.

Antonio Calmon (Foto: Reprodução / Tv Globo)
Antonio Calmon (Foto: Reprodução / Tv Globo)

Enquanto Um Anjo Caiu do céu, acaba de ingressar na seleção do Globoplay, O Toque do Ser Noturno cativa os nostálgicos no Viva.

Ambas as histórias compartilham a característica de explorar elementos divertidos, com uma atmosfera jovial em “Um Anjo” ou infantil em “O Beijo”.

Além disso, apresentam um humor inteligente, repleto de referências, porém de maneira leve e compreensível para todos os espectadores.

São duas séries de televisão com temática fantástica, apresentando renomados atores da Globo em uma divertida e criativa experiência dramática.

Um Anjo Caiu do Céu, que combinava o mundo da moda com as entidades divinas, obteve uma excelente audiência durante sua estreia.

Passou despercebido por muitos, mas cativou os mais jovens, que sempre ansiaram por reviver esse momento.

A chegada de O Beijo do Vampiro gerou um alvoroço inicial, uma vez que Calmon retomava a temática vampiresca que havia feito sucesso com a icônica Vamp.

Com uma trama mais infantil, o autor não obteve tanto êxito com o público devido à natureza mais infantil da trama.

Durante aquela época, muitos especialistas consideraram O Beijo do Vampiro como a novela mais destacada de 2002.

“Novela de praia”

A partir do programa Top Model, Antonio Calmon se tornou conhecido por suas tramas televisivas voltadas para o público jovem, geralmente ambientadas em pequenas cidades costeiras do Rio de Janeiro e protagonizadas por surfistas.

As obras Cara e Coroa e Corpo Dourado seguem essa mesma linha narrativa característica.

No entanto, a estratégia chegou ao fim no início do novo milênio. O Beijo do Vampiro não alcançou o êxito previsto pela emissora Globo.

A produção Começar de Novo foi uma iniciativa para modificar essa abordagem, porém se transformou em um fracasso retumbante.

Não foi um desastre tão grande quanto Três Irmãs, uma história em que o escritor revisitou o enredo litorâneo, e que sinalizou a partida do autor da faixa das sete da Globo.

Novamente, o escritor juntava indivíduos jovens em uma localidade costeira chamada Caramirim, a fim de relatar a trajetória das três irmãs mencionadas no título, Dora, Alma e Suzana.

As três filhas de Virgínia lideravam o elenco, composto por nomes como Regina Duarte e Vera Holtz.

Fiasco de Antonio Calmon

No entanto, mesmo com as grandes aspirações de Antonio Calmon, o sucesso de Três Irmãs não foi alcançado. A telenovela estreou com índices elevados, mas gradualmente perdeu sua audiência ao longo dos dias.

O romance televisivo alcançou uma média global de 24 pontos, conquistando o status de menor desempenho já registrado em uma novela exibida no horário das sete, superando o recorde desfavorável estabelecido por Bang Bang, que fechou com 27 pontos.

A novela também sofreu duras críticas, sendo apontada como sem graça e carente de originalidade. Na realidade, a história desapontou, apesar das grandes expectativas que haviam sido criadas.

A personagem interpretada por Regina Duarte, para dar um exemplo, era encantadoramente excêntrica, tomando inspiração em Mary Poppins, contudo, perdeu o seu brilho ao longo da narrativa.

Após esse acontecimento, Antonio Calmon nunca mais produziu novela.

O escritor continuou sua carreira na Globo e obteve sucesso com a criação da série “Na Forma da Lei” em 2010, porém não desenvolveu mais projetos para a emissora desde aquela época.

O vínculo com a emissora foi finalizado em 2014, no entanto, ele ainda apresentou um resumo de enredo para uma produção de teledramaturgia exibida no horário das sete, posteriormente a esse período.

A história conhecida como Barba Azul recebeu sinal verde inicialmente e foi colocada na lista de espera do horário das sete para ser realizada no ano de 2018.

Contudo, após a submissão inicial dos primeiros capítulos, o empreendimento foi encerrado.

Lucas Goia

Autor(a):

Lucas Goia