É oficial! Aposentados e pensionistas comemoram aprovação de novo benefício no INSS; veja

24/06/2024 às 15h30

Por: Sandra Cotrim
Imagem PreCarregada
Aposentados e pensionistas comemoram novo benefício no INSS (Foto: photographee.eu)

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma autarquia do Governo vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência, que recebe as contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência Social, responsável pelo pagamento de aposentadorias, salário-maternidade, auxílio-doença, auxílio-acidente, e outros. Embora seja o direito de milhões, é importante sempre ficar atento as novidades, como agora. Isso porque, os cidadãos que foram afetados pela tragédia no Rio Grande do Sul não precisarão fazer a “Prova de Vida“.

Caos e terror! Falência de empresa gigante é decretada na Globo após rombo de R$ 6 bilhões

Idosos do RS não precisarão se preocupar com a Prova de Vida do INSS

Diga adeus aos fios brancos! Deixe o seu cabelo impecável com esse tratamento de batata

Como consequência das complicadas condições provocadas pelas recentes enchentes, o governo decidiu pausar a necessidade de atualização cadastral, também conhecida como Prova de Vida, até o dia 31 de outubro. Essa ação tem como objetivo aliviar os impactos das adversidades enfrentadas pelos habitantes locais em um período já desafiador.

Bomba! Augusto Melo e Armando Mendonça rompem em meio a caos nos bastidores do Corinthians

Veja também

Nova lei é aprovada e idosos não precisaram se preocupar com a Prova de Vida (Foto: Reprodução/Internet)
Nova lei é aprovada e idosos não precisaram se preocupar com a Prova de Vida (Foto: Reprodução/Internet)

Bomba! Cuca é oficialmente demitido e deixa Athletico após polêmicas; confira os bastidores

A decisão, que foi oficializada através de uma publicação no Diário Oficial da União, suspende temporariamente uma exigência considerada essencial para a continuação do recebimento de benefícios por parte dos aposentados e pensionistas do INSS. Esse movimento governamental destaca uma atenção especial às necessidades da população diretamente afetada pelas enchentes, concentrando-se em sua segurança e bem-estar.

Urgente! INSS faz comunicado sobre benefício e decisão sobre possível corte choca população

Antes de tudo, é importante destacar que através desse sistema, o INSS verifica se o beneficiário está vivo e, assim, evita pagamentos indevidos. Contudo, anteriormente, a contagem para a comprovação da vida era feita a partir da data de aniversário do segurado. Com a nova medida, o período de contagem da prova de vida passa a ser diferente.

Mudanças no Bolsa Família são confirmadas e governo declara que benefício pode ser suspenso

Agora, em vez de contar a partir do aniversário do segurado, a contagem começa a partir da data da última atualização do benefício ou da última prova de vida realizada. Essa mudança tem o objetivo de facilitar o processo para os beneficiários, como os aposentados e pensionistas, e evitar bloqueios desnecessários.

É oficial! Lula aprova nova lei para o Bolsa Família e cidadãos são pegos de surpresa com valor

Aposentados e pensionistas dos outros estados DEVEM realizar Prova de Vida, mas tudo pode ser feito online (Foto: Divulgação/Montagem)
Aposentados e pensionistas dos outros estados DEVEM realizar Prova de Vida, mas tudo pode ser feito online (Foto: Divulgação/Montagem)

Celular travando sem parar? Saiba o que fazer quando o seu aparelho começa a dar problemas

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.