Apresentador Rodrigo Faro entra na justiça para processar a Globo


Rodrigo Faro processa a Globo (Foto: Reprodução, Montagem, Fatos da TV)

Ação é um desdobramento de uma briga que Rodrigo Faro trava contra o Google desde 2021

O apresentador Rodrigo Faro, da Record TV, entrou com uma ação contra a Globo. Faro e seus advogados pedem que a empresa tire do ar textos de veículos controlados pelo grupo da família Marinho que contenham referências ao episódio em que questionou a audiência de seu programa em meio a uma homenagem a Gugu Liberato, após a morte do colega, em 2019.

A reportagem teve acesso ao caso, que corre no Foro de Barueri do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo). O processo é um desdobramento de uma briga que Faro trava contra o Google desde 2021.

Apresentador Rodrigo Faro. (Foto: reprodução)
Apresentador Rodrigo Faro. (Foto: Reprodução)

Faro entrou na Justiça para que a gigante da internet fosse obrigada a tirar do ar links com informações que prejudicam sua imagem e declaradamente mentirosas.

Entre esses links, alguns são sobre o dia em que Faro perguntou “como é que está a audiência?”. Veículos da Globo informaram que o apresentador do “Hora do Faro” estava sendo “achincalhado na internet”.

Entenda melhor

“O autor [Rodrigo Faro], que até aquele momento era estimado por todos e nunca se envolvera em polêmicas, em um único episódio viu-se sendo julgado e atacado de maneira sórdida simplesmente pelo fato de que estava exercendo seu trabalho, apesar das homenagens prestadas naquele momento”, diz o trecho da petição por fim.

Apresentador Rodrigo Faro (Foto: Reprodução, Montagem, Fatos da TV)
Apresentador Rodrigo Faro (Foto: Reprodução, Montagem, Fatos da TV)

Contudo, na ação de Faro contra o Google, que também corre no TJ-SP, o apresentador ganhou em todas as instâncias. No entanto, a multinacional, segundo afirmou aos magistrados que julgaram o caso, era incapaz de retirar do ar todos os links porque parte deles era de plataformas com donos próprios.

Por fim, o TJ-SP determinou que Faro entrasse com ações diretamente contra os veículos baseando-se no ganho de causa que teve com o Google. Além disso, ele entrou com a ação contra a Globo.