Apresentador uniu forças a Silvio Santos contra a Globo por veto a artistas: “Luta pela sobrevivência”


Silvio Santos já fez duras críticas à Globo. (Foto: reprodução/Montagem/Fatos da TV)
Silvio Santos já fez duras críticas à Globo. (Foto: reprodução/Montagem/Fatos da TV)

Jô Soares se uniu a Silvio Santos para declarar guerra à Globo

Atualmente, as grandes emissoras do Brasil estão envolvidas em uma disputa por audiência e anunciantes, mas já houve épocas na história da televisão no país em que foram declaradas guerras públicas. Um desses casos aconteceu no final da década de 1980 e envolveu Jô Soares e Silvio Santos contra a Globo.

Na década de 1980, a Globo começou a proibir a veiculação de anúncios com artistas de emissoras concorrentes, especialmente aqueles que deixaram o canal. O primeiro caso notável foi com Sérgio Chapelin, que foi contratado pelo SBT em 1983, depois de anos apresentando telejornais na Globo.

Apesar de ganhar muito mais na emissora de Silvio Santos, Chapelin se queixou ao dono da emissora de que não conseguia fazer muitos comerciais devido à proibição da Globo, o que significava que seus ganhos mensais eram praticamente os mesmos de antes. A Globo dominava o ranking de audiência, o que fazia com que muitas marcas temessem investir em anúncios com artistas de outras emissoras, sabendo que eles não seriam exibidos pela maior emissora do país.

Jô Soares e Silvio Santos no Troféu Imprensa. (Foto: Reprodução/SBT)
Jô Soares e Silvio Santos no Troféu Imprensa. (Foto: Reprodução/SBT)

Apresentadores criticaram a Globo publicamente

Em 1987, Silvio Santos tentou conquistar outra estrela da Globo, Jô Soares, que começou a apresentar o talk show “Jô Soares Onze e Meia”. No entanto, Soares também passou a sofrer com o mesmo problema e, durante um discurso no Troféu Imprensa de 1988, ele fez um longo desabafo contra sua antiga emissora por essa atitude, ganhando o apoio de Silvio.

Em 1988, durante o Show de Calouros, Silvio Santos também se queixou da proibição da Globo em relação a comerciais com artistas famosos do SBT e de outros canais. O apresentador mencionou o caso de Chapelin e se dirigiu diretamente a Roberto Marinho, fundador da Globo, falando que a luta dos artistas era “pela sobrevivência”.

Apresentador Silvio Santos. (Foto: reprodução/SBT)
Apresentador Silvio Santos. (Foto: reprodução/SBT)

A pressão surtiu efeito e nos anos 1990, comerciais de Jô Soares já estavam liberados para serem veiculados na Globo. Em 2003, houve até mesmo um caso emblemático, em que Faustão e Gugu, grandes concorrentes, dividiram a tela em uma ação comercial da Nestlé.

A decisão da Globo em permitir a veiculação de comerciais com artistas concorrentes também se deveu à crise econômica, na qual o canal não podia se dar ao luxo de rejeitar muitos anúncios de empresas como ocorria antes.