Confira as novelas das nove da Globo que foram fiasco em audiência e espantaram o público


Novela Esperança espantou o público da Globo (Foto: Divulgação)
Novela Esperança espantou o público da Globo (Foto: Divulgação)

Veja as novelas das nove da Globo que não fizeram sucesso

A Globo é famosa por ser referência quando o tema é a produção de novelas. Todavia, nem todas caíram no gosto dos telespectadores e algumas espantaram o público.

Confira abaixo uma lista de novelas das nove que foram fiasco em suas exibições.

Esperança (2002)

Transmitida originalmente em 2002, Esperança tinha apego especial de Benedito Ruy Barbosa por conta das constantes referências com Terra Nostra (1999). Assim sendo, a trama chegou a ser pensada para ser uma continuação de Terra. Contudo, o autor viu que não conseguiria dar continuidade e propôs uma nova história, mas como o mesmo tema da imigração.

+ A Escrava Isaura enfrentou censura religiosa, levantou a Record e fez história na TV

Já na audiência, mesmo tendo recebido altos índices de audiência de O Clone, a novela não conseguiu agradar. Parte do público rejeitou, o que ocasionou em uma média geral de 38 pontos, uma queda drástica se comparada com a novela de Gloria Perez, que teve 47 pontos.

Em Família (2014)

Em Família (2014) foi outra trama que decepcionou na audiência. Confiando no autor Manoel Carlos, a Globo manteve a trama sem intervenções nos primeiros capítulos. O problema é que a audiência foi declinando, até que a terceira fase foi adiantada após intermédio do diretor Leonardo Nogueira.

Ao final, Em Família marcou média de 30 pontos e passou a ser considerada uma das piores audiências a partir daquela época.

Em Família fracassou na audiência (Foto: Divulgação)
Em Família fracassou na audiência (Foto: Divulgação)

Babilônia (2015)

Babilônia (2015) prometia fortes emoções, mas a novela finalizou sob fortes críticas. O roteiro, por exemplo, foi considerado pelos especialistas como “fraco”. A audiência refletiu os problemas na condução da trama. Ao todo, foram somente 25 pontos de média em pleno horário das 21 horas.

+ Filha de Edir Macedo interferiu em novela e causou crise na Record: “Para não constranger as famílias”

Um dos autores, João Ximenes Braga disse que as intervenções realizadas por Silvio de Abreu atrapalharam o andamento do folhetim.

“Babilônia é uma coisa que me dói falar. É público que houve uma interferência a partir da terceira semana, descaracterizou a novela, e a novela que se deu ali depois dessa interferência não foi a que eu gostaria de ter feito, não foi a que eu me propus a fazer, não tinha a espinha dorsal original da novela e isso prejudicou muito”, relatou.

Babilônia marcou péssima audiência para a Globo (Foto: Reprodução)
Babilônia marcou péssima audiência para a Globo (Foto: Reprodução)

A Lei do Amor (2016)

A Lei do Amor (2016) teve autoria de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari e tinha a missão de alavancar os índices da faixa que estavam baixos. Porém, a novela foi considerada problemática para o público.

Assim sendo, depois de Babilônia, A Lei do Amor marcou a segunda pior audiência da época nos folhetins das 21 horas, tendo apenas 27 pontos de média.

A Lei do Amor foi mais outro fracasso da emissora (Foto: Divulgação)
A Lei do Amor foi mais outro fracasso da emissora (Foto: Divulgação)

O Sétimo Guardião (2019)

O Sétimo Guardião (2019) continha nomes de peso no elenco e havia a expectativa que fosse um folhetim memorável. Contudo, após a estreia, o resultado acabou não sendo o que era aguardado.

Ao final do fracasso, o autor Aguinaldo Silva se desculpou da culpa durante uma resposta a um seguidor em uma rede social: “[…] a novela O Sétimo Guardião que você viu não era a que eu escrevi. Era a que o diretor reescreveu”. A trama chegou ao fim com apenas 29 pontos de média.

O Sétimo Guardião marcou audiência decepcionante (Foto: Divulgação)
O Sétimo Guardião marcou audiência decepcionante (Foto: Divulgação)

Um Lugar ao Sol (2021)

Um Lugar ao Sol detém atualmente o título de pior audiência no horário das 21 horas. Mesmo com um elenco cheio de grandes nomes da dramaturgia, a trama Lícia Manzo não conseguiu conquistar o público. Ao todo, a trama encerrou com apenas 22 pontos de média, considerado um índice para novela das seis.

Um Lugar ao Sol é a trama de menor audiência do horário das nove (Foto: Reprodução)
Um Lugar ao Sol é a trama de menor audiência do horário das nove (Foto: Reprodução)
Hudson William

Escrevo sobre notícias da TV e das celebridades há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.