Astrud Gilberto, ícone da bossa nova no mundo, morre aos 83 anos

06/06/2023 às 13h00

Por: Wellington Silva
Imagem PreCarregada
Astrud Gilberto morre aos 83 anos (Foto: Reprodução, Internet)

Voz de uma das versões mais famosa de Garota de Ipanema, Astrud Gilberto morreu sem nunca ter ganhado pelos créditos da canção

Qualquer pessoa do mundo que quiser conhecer o Brasil inevitavelmente ouvirá a voz de Astrud Gilberto. A cantora, que morreu nessa segunda-feira (5), aos 83 anos, foi a intérprete da versão em inglês para Garota de Ipanema, canção que projetou a Bossa Nova mundialmente e se tornou símbolo do Brasil.

Nascida em Salvador, Astrud Evangelina Weinert se mudou para o Rio de Janeiro ainda menina, onde se tornou amiga de Nara Leão, por intermédio de quem conheceu diversos artistas e produtores culturais da época. A cantora se tornou Astrud Gilberto após o casamento com o pai da Bossa Nova, João Gilberto, em 1959.

Cantora Astrud Gilberto (Foto: Reprodução, Internet)
Cantora Astrud Gilberto (Foto: Reprodução, Internet)

Contudo, a união durou apenas cinco anos e gerou um filho, o também músico Marcelo Gilberto. Graças a sua interpretação de “Girl from Ipanema”, Astrud se tornou a primeira mulher a ganhar o Grammy de Música do Ano, ao lado de Stan Getz, em 1965. A música é considerada a segunda mais executada no mundo, e chegou a ficar duas semanas na quinta posição de mais tocadas da Billboard nos Estados Unidos.

Quanto a cantora ganhou pela gravação de Garota de Ipanema?

Com a música composta por Tom Jobim, a cantora vendeu mais de cinco milhões de cópias e popularizou a bossa nova ao redor do mundo. O que deveria ser uma história edificante, no entanto, se tornou o triste caso de uma jovem tímida que foi explorada e manipulada. Enganada por uma indústria musical dominada por homens e movida por “lobos que se fazem passar por ovelhas”, como a própria afirmou por fim.

Cantora Astrud Gilberto (Foto: Reprodução, Internet)
Cantora Astrud Gilberto (Foto: Reprodução, Internet)

Contudo, a dimensão da injustiça financeira fica clara no livro “Chega de saudade: a história e as histórias da Bossa Nova”, de Ruy Castro. O jornalista detalha que João Gilberto recebeu US$ 23 mil por seu trabalho no álbum. Getz ficou com a maior parte do dinheiro gerado pelo álbum, estimado em quase US$ 1 milhão. Então na época, o saxofonista lucrou tanto com o sucesso que comprou imediatamente uma mansão de 23 quartos em Irvington, em Nova York.

Veja também

A morte da cantora foi confirmada pela família da cantora nas redes sociais, mas sem maiores detalhes.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.