Ator que fez personagem histórico na Globo tomou decisões erradas e sumiu da TV: “Vaidade”
22/03/2023 às 14h00
Marcos Frota deu vida ao eterno Tonho da Lua de Mulheres de Areia, da Globo
Quando se fala de grandes personagens das telenovelas brasileiras que se destacaram por seu carisma, é comum que Tonho da Lua de Mulheres de Areia (1993) venha à mente de muita gente. Com a imensa popularidade do personagem, esperava-se que o seu intérprete, o ator Marcos Frota, tivesse uma carreira de sucesso duradoura na Globo, mas isso não aconteceu.
Vale lembrar que Marcos Frota já tinha uma carreira extensa na televisão antes de interpretar Tonho da Lua, tendo feito sua estreia em 1976 na novela O Julgamento na extinta TV Tupi. Ele também apareceu em outras produções clássicas e de sucesso, como Escrava Isaura (1976), Malu Mulher (1979), Carga Pesada (1979), Elas Por Elas (1982), Vereda Tropical (1984), Cambalacho (1986), Sassaricando (1987) e Vamp (1991).
Apesar do enorme sucesso em Mulheres de Areia, Marcos Frota só conseguiu trabalhos menores em produções menos impactantes após isso. Ele não aparece em telenovelas desde 2016, quando atuou em Sol Nascente.
Ator tomou decisões erradas
No entanto, o declínio de Marcos Frota após o sucesso de Tonho da Lua em Mulheres de Areia não se deve a qualquer “ingratidão” da Globo. O próprio ator admitiu que isso aconteceu devido a decisões erradas que tomou em sua carreira.
Durante uma live com a atriz Maria Zilda em 2020, ele confessou: “Eu errei muito, me equivoquei muito. Caí em todas as armadilhas da nossa profissão. Desperdicei bons personagens e boas telenovelas por vaidade, por falta de percepção”.
LEIA TAMBÉM:
● Do auge na Globo à falência decretada pela justiça, damos estrela se afundou em dívidas
● Atriz da Globo acabou esquecida e longe dos holofotes, desabafo impactou: “Não sabem o que fazer comigo”
● Estrela da Globo revelou que saía com homens por dinheiro e caiu no vício das drogas: “Não sou hipócrita”
Além disso, o período de afastamento de Marcos Frota da TV também se deve à sua dedicação ao circo, que é sua paixão. Mesmo agora, aos 66 anos, ele ainda é reconhecido nas ruas por seu papel como Tonho da Lua em Mulheres de Areia. Ele comentou: “É incrível como um trabalho como esse tem poder. A novela foi exibida há 27 anos e ainda vejo crianças brincando na areia como o Tonho da Lua em 2020.”