Ator da Globo investiu alto para construir grande parque de diversão, mas quase foi à falência


Ator da Globo investiu alto para construir parque temático. (Foto: reprodução/Montagem/Fatos da TV)
Ator da Globo investiu alto para construir parque temático. (Foto: reprodução/Montagem/Fatos da TV)

Ator da Globo José Vasconcellos investiu alto para construir Disneylândia no Brasil, mas quase faliu

José Vasconcellos é considerado um dos pioneiros do humor no Brasil. O ator, que fez parte do elenco da Escolinha do Professor Raimundo, da Globo, nos anos 1990, foi o primeiro a interpretar o palhaço Bozo no país e também um dos primeiros a fazer shows de stand-up comedy.

Vasconcellos sempre teve grandes ideias e sua inovação foi ainda mais longe quando decidiu construir um grande parque temático no Brasil, uma espécie de Disneylândia brasileira. Em 1964, após voltar de uma viagem aos Estados Unidos, onde visitou a Walt Disney World, José teve a ideia de construir um parque em um terreno de 1 milhão de metros quadrados em Guarulhos, São Paulo. O parque, chamado de Vasconcelândia, contaria com hotel, restaurante, lagos e ilhas artificiais, além de brinquedos e um trilho de trem para levar o público a todos os pontos do parque.

No início, o projeto parecia promissor, tanto que Vasconcellos começou a vender ações do futuro parque na bolsa de valores. A partir de 1974, no entanto, tudo parou, já que ele não conseguiu mais apoio de investidores, principalmente devido à falta de acesso pavimentado ao local.

José Vasconcellos integrou o elenco da Escolinha. (Foto: reprodução/Montagem/Fatos da TV)
José Vasconcellos integrou o elenco da Escolinha. (Foto: reprodução/Montagem/Fatos da TV)

Ator quase foi falência por causa da obra

Assim, a Vasconcelândia ficou parada por quase dez anos, sem previsão de inauguração. O prejuízo quase levou José Vasconcellos à falência, até que ele teve que arrendar o negócio para um grupo do Rio de Janeiro. Em 1997, o parque foi a leilão para quitar uma dívida com o governo federal e o terreno está abandonado até hoje.

Apesar do fracasso do empreendimento, José Vasconcellos continuou investindo em sua carreira na TV, integrando o elenco de diversos programas humorísticos, incluindo a Escolinha do Professor Raimundo, em 1993, onde interpretou o personagem Rui Barbosa Sá-Silva. O comediante, que faleceu em 2011 aos 85 anos, afirmou que não se arrependeu de ter tentado construir o parque.