Ator da Globo lutou contra a Aids, largou folhetins e admitiu seu medo: “Fui a 18 enterros”
30/11/2022 às 7h54
Após enfrentar o diagnóstico de HIV, ator da Globo largou folhetim e assumiu seu maior medo
Rodolfo Bottino foi um dos grandes atores da Globo nos anos 80, mas infelizmente acabou contraindo o vírus HIV em uma época em que ainda não se tinha muito conhecimento científico que acercava a doença. Porém, o ator conseguiu fazer com que sua condição nunca evoluísse para uma Aids, tanto é que sua morte nada teve a ver com a doença.
O famoso esteve em novelas de sucesso da Globo como “Ti Ti Ti” (1985), “Bambolê” (1987) e “Bebê a Bordo” (1988). Mas seu papel de maior destaque foi como o Lauro, da minissérie “Anos Dourados” (1986). Nos anos seguintes, suas participações foi reduzindo cada vez mais.
Como era cozinheiro, Rodolfo Bottino apresentou inúmeros programas culinários ao longo da carreira, como o “UD Gourmet”, no Shoptime, e o “Gema Brasil”, na TVE-RJ. Na peça “Risotto!”, o artista cozinhava e atuava ao mesmo tempo.
Em entrevista ao jornal O Globo, no ano de 2009, o ator revelou que descobriu ter o HIV desde o início dos anos 90, mas nunca teve coragem de revelar ao público abertamente. Ele contou também que nunca soube como contraiu o vírus, e por causa de toda essa condição decidiu colocar seu trabalho em folhetins um pouco de lado.
Apesar de nunca ter desenvolvido a Aids, Rodolfo Bottino viveu um terror ao perder muitos conhecidos para a doença:
LEIA TAMBÉM:
● Rede Globo é proibida de exibir novela por cena polêmica com criança
● Sem trabalho na TV, famoso ator de “O Rei do Gado” morreu em casa de tristeza
● Em uma triste fatalidade, famosa atriz de Chocolate com Pimenta morreu após sofrer parada cardíaca
“Teve um mês de janeiro em que fui a 18 enterros. Mas não era só por falta de tratamento, não. Muitas pessoas se entregavam” – Lamentou ele.
Rodolfo Bottino morreu inesperadamente em 2011, aos 52 anos, após ter uma embolia pulmonar, durante uma ressonância magnética. Ele faria uma cirurgia no quadril e por isso passou pelo procedimento.
Antes disso, o ator lutou contra um câncer de pulmão em 2006, chegou a pesar 41 anos por causa da anorexia e desenvolveu síndrome do pânico. Apesar de todos os problemas de saúde, ele deixou uma lição de vida:
“Nenhum HIV, câncer, hepatite ou diabete impede essa realização diária. O que impede é a cuca”.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever. Minha maior paixão sempre foi a dramaturgiaTambém sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ....