Ator perdeu papel de protagonista em novela, abriu processo e nunca mais pisou no SBT: “Ninguém merece”


Rodrigo Veronese perdeu papel na novela Cristal no SBT. (Foto: reprodução/Montagem/Fatos da TV)
Rodrigo Veronese perdeu papel na novela Cristal no SBT. (Foto: reprodução/Montagem/Fatos da TV)

Rodrigo Veronese perdeu o posto de protagonista na novela Cristal, do SBT, e não se conformou

Considerada uma novela clássica do SBT, Cristal (2006) enfrentou alguns problemas nos bastidores no início das suas gravações, quando sofreu com uma série de mudanças no elenco, a começar pelo protagonista.

A novela já havia iniciado os seus trabalhos com Bianca Castanho e Rodrigo Veronese nos papéis principais, quando a emissora acabou contratando Herval Rossano para assumir a direção da novela. O problema é que o diretor já chegou promovendo uma reformulação na produção, decidindo regravar os primeiros capítulos e tirando Veronese do posto de protagonista.

O diretor queria ver Dado Dolabella no papel principal, interpretando o personagem João Paulo, e ofereceu o papel do vilão Gustavo para Veronese. O ator, no entanto, se revoltou com a mudança repentina e se recusou a assumir outro papel na trama.

Ator Rodrigo Veronese. (Foto: reprodução/Além da Tela)
Ator Rodrigo Veronese. (Foto: reprodução/Além da Tela)

Rodrigo Veronese deixou novela e processou emissora

Em 2021, em entrevista ao site Minha Novela, Rodrigo Veronese contou que não aceitou a mudança pois já estava se dedicando ao personagem principal há um bom tempo, e chegou até mesmo a trancar a sua faculdade de Psicologia para realizar o trabalho no SBT.

“Ele falou: ‘Você vai fazer outro papel’. E eu falei: ‘Não vou fazer outro papel. Eu não fui contratado para fazer outro papel. Eu fui apostado pela emissora e pela direção para ser o protagonista de Cristal’. Um mês de estudo, de decorar texto, de dedicação, de tudo…”, afirmou.

Elenco principal da novela Cristal. (Foto: reprodução)
Elenco principal da novela Cristal. (Foto: reprodução/SBT)

Sem acordo, o ator deixou o SBT e decidiu mover um processo contra a emissora. “Entrei com a ação para ver respeitado meus direitos, assim como defender a classe artística, para que fatos como esse não voltem a ocorrer. Ninguém merece passar pela situação que eu passei. Não fui respeitado”, desabafou o ator.

Dado Dolabella acabou mesmo ficando com o posto de protagonista de Cristal, enquanto Alexandre Barillari assumiu o papel de vilão. Depois de deixar o SBT, Veronese acabou indo para a Globo, onde fez a novela Paraíso Tropical.