Ator veterano da Globo usa seu aniversario para emitir comovente comunicado: “Minha vida já está acabando”
18/04/2024 às 10h00
Ator prestigiado pela Globo postou em sua rede social um longo desabafo sobre as lembranças que leva consigo de sua trajetória
Dono de muito talento, Lima Duarte é um dos maiores atores da história da televisão brasileira, sendo reconhecido por seus inúmeros sucessos nas novelas da Globo. Entretanto, com idade bem avançada, quando completou seus 91 anos de idade, escreveu uma reflexão sobre a própria trajetória e a finitude da vida que foi de partir o coração.
Então, em seu comunicado, postado no Instagram, Lima Duarte escreveu: “Hoje, eu brindo os meus 91 anos muito bem vividos. Foram tantos momentos, histórias e personagens que moldaram o que eu sou. Thomas Mann diz que vivemos duas vidas. Uma é essa objetiva: nasceu, amou, trabalhou e morreu. A outra é a memória, que é a mais longa” refletiu o ator.
Contudo, Duarte ainda destacou a importância da memória como forma de se manter vivo após a morte. “Ultimamente, eu tenho vivido muito na memória, lembrando da minha jornada no teatro, TV e cinema, minha infância, minha mãe, lembranças e lembranças. Com 91 anos, a minha vida já está acabando, mas a memória vai persistir. Hoje eu comemoro com esse brinde a mim, a vocês e à vida”, completou o artista.
O ator sonhava em trabalhar em uma rádio, porém foi reprovado para vaga
Em síntese, o ator Ariclenes Venâncio Martins, conhecido pelo nome artístico Lima Duarte, veio ao mundo em uma cidade pequena de Minas Gerais. Contudo, mesmo tendo sido criado em cidade pequena, Ariclenes foi incentivado e enviado pelo pai para a cidade grande (São Paulo), quando tinha 16 anos.
Então, apesar de ter saído do interior, os primeiros anos fora de casa foram essenciais para a construção do ator. Assim, era o ano de 1946 e o aspirante a ator chegou na metrópole a bordo de um caminhão de mangas. Entretanto, seu sonho era trabalhar na rádio Tupi, mas assim que fez o teste reprovou devido ao seu sotaque do interior.
LEIA TAMBÉM:
● Rede Globo é proibida de exibir novela por cena polêmica com criança
● Sem trabalho na TV, famoso ator de “O Rei do Gado” morreu em casa de tristeza
● Em uma triste fatalidade, famosa atriz de Chocolate com Pimenta morreu após sofrer parada cardíaca
Apesar de ter sido reprovado no teste, Ariclenes conseguiu um estágio de aprendiz de sonoplastia. Naquela ocasião, ele chamou atenção de Oduvaldo Vianna, que fez o convite para que estreasse em uma das suas novelas. Assim que ganhou a tão desejada vaga, Ariclenes percebeu que precisava de um nome artístico.
Ele ligou então para a sua mãe, que era artista circense e médium. Foi dela a sugestão do nome, a senhora imediatamente respondeu: “Põe o nome do meu guia de luz que você vai ser muito feliz. Ele se chama Lima Duarte.” A trajetória de Lima Duarte na Rádio Tupi foi longa, foram 26 anos na emissora.