Ator veterano da Globo ao fazer aniversario emitiu um comunicado comovente: “Minha vida já está acabando”


Ator Lima Duarte (Foto: Reprodução)
Ator Lima Duarte (Foto: Reprodução)

Ator prestigiado pela Globo postou em sua rede social um longo desabafo sobre as lembranças que leva consigo de sua trajetória

Dono de muito talento, Lima Duarte é um dos maiores atores da história da televisão brasileira, sendo reconhecido por seus inúmeros sucessos nas novelas da Globo. Entretanto, com idade bem avançada, quando completou seus  91 anos de idade, escreveu uma reflexão sobre a própria trajetória e a finitude da vida que foi de partir o coração.

Então, em seu comunicado, postado no Instagram, Lima Duarte escreveu: “Hoje, eu brindo os meus 91 anos muito bem vividos. Foram tantos momentos, histórias e personagens que moldaram o que eu sou. Thomas Mann diz que vivemos duas vidas. Uma é essa objetiva: nasceu, amou, trabalhou e morreu. A outra é a memória, que é a mais longa” refletiu o ator.

Contudo, Duarte ainda destacou a importância da memória como forma de se manter vivo após a morte. “Ultimamente, eu tenho vivido muito na memória, lembrando da minha jornada no teatro, TV e cinema, minha infância, minha mãe, lembranças e lembranças. Com 91 anos, a minha vida já está acabando, mas a memória vai persistir. Hoje eu comemoro com esse brinde a mim, a vocês e à vida”, completou o artista.

O ator sonhava em trabalhar em uma rádio, porém foi reprovado para vaga

Em síntese, o ator Ariclenes Venâncio Martins, conhecido pelo nome artístico Lima Duarte, veio ao mundo em uma cidade pequena de Minas Gerais. Contudo, mesmo tendo sido criado em cidade pequena, Ariclenes foi incentivado e enviado pelo pai para a cidade grande (São Paulo), quando tinha 16 anos.

Então, apesar de ter saído do interior, os primeiros anos fora de casa foram essenciais para a construção do ator. Assim,  era o ano de 1946 e o aspirante a ator chegou na metrópole a bordo de um caminhão de mangas. Entretanto, seu sonho era trabalhar na rádio Tupi, mas assim que fez o teste reprovou devido ao seu sotaque do interior.

Apesar de ter sido reprovado no teste, Ariclenes conseguiu um estágio de aprendiz de sonoplastia. Naquela ocasião, ele chamou atenção de Oduvaldo Vianna, que fez o convite para que estreasse em uma das suas novelas.  Assim que ganhou a tão desejada vaga, Ariclenes percebeu que precisava de um nome artístico.

Ele ligou então para a sua mãe, que era artista circense e médium. Foi dela a sugestão do nome, a senhora imediatamente respondeu: “Põe o nome do meu guia de luz que você vai ser muito feliz. Ele se chama Lima Duarte.” A trajetória de Lima Duarte na Rádio Tupi foi longa, foram 26 anos na emissora.

Ator Lima Duarte (Foto: Reprodução)
Ator Lima Duarte (Foto: Reprodução)
Bruna Alves

Autor(a):

Bruna Alves

Eu sou Bruna Alves, redatora de notícias da televisão e celebridades desde 2016, com passagens em alguns sites da área ao logo desse tempo. No FATOS DA TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, relembrando acontecimentos passados da TV e dos famosos, mas também deixando os leitores atualizados com assuntos da atualidade.