Invenção de Silvio Santos fez atores entrarem em greve no SBT, mas foram obrigados pela justiça a trabalhar: “Vergonha”
15/03/2024 às 16h00
Atores entraram em guerra contra o SBT e se recusaram a gravar produção encomendada por Silvio Santos
A atriz Jussara Freire passou por uma situação delicada nos bastidores do SBT na década de 1990, causando polêmica e desconforto entre os artistas da emissora de Silvio Santos. Após se destacar em produções como “Pantanal” (1990), Jussara foi convocada para atuar em teleteatros, um formato que Silvio Santos pretendia revitalizar, baseado nos sucessos da televisão brasileira dos anos 1960.
A ideia era fazer peças adaptadas a partir de obras de Marissa Garrido de mais de vinte anos. Mas muitos atores da emissora não ficaram felizes com o formato e criticaram os textos, que eles consideravam fracos e cheios de erros.
Juntamente com outros artistas, Jussara Freire se recusou a participar das tramas. No entanto, a situação tomou um rumo inesperado quando um oficial de justiça apareceu em sua casa e exigiu que ele estivesse presente no trabalho, conforme determinação da emissora.
Atores receberam intimação da Justiça
Em 2005, a atriz falou ao jornal Estado de S. Paulo sobre sua experiência de humilhação: Nunca experimentei uma vergonha tão grande em 31 anos de carreira, em todos os sentidos. Na época, Joana Fomm, Irene Ravache estavam no elenco do SBT. No entanto, tivemos que encenar obras absurdas, mal traduzidas e sem sentido.
Outros artistas foram pressionados a retornar ao trabalho; Marília Pêra, por exemplo, ficou um ano sem trabalhar no SBT. Silvano Santos decidiu não mais pagar artistas sem atividade para economizar dinheiro, e o advogado Salvador Regina convenceu vários profissionais a retomarem suas funções sob pena de multa.
LEIA TAMBÉM:
● Rede Globo é proibida de exibir novela por cena polêmica com criança
● Sem trabalho na TV, famoso ator de “O Rei do Gado” morreu em casa de tristeza
● Em uma triste fatalidade, famosa atriz de Chocolate com Pimenta morreu após sofrer parada cardíaca
Apesar da experiência traumática, Jussara Freire prosperou em sua carreira e ganhou reconhecimento por seu papel como Filó na primeira versão de “Pantanal”, transmitida pela extinta TV Manchete. A atriz retornou à Globo mais recentemente, mostrando sua versatilidade e resiliência ao longo dos anos em produções como “A Dona do Pedaço” (2019) e “Quanto Mais Vida, Melhor!” (2021).