Atriz causou barraco na Globo, foi expulsa de programa e se recusou a voltar: “Jamais”
13/01/2023 às 20h00
De forma até surpreendente para a própria Globo, por ter sido lançado como um programa desacreditado, o Sai de Baixo acabou se tornando um grande sucesso de audiência, mas ficou marcado por um grande barraco nos bastidores envolvendo Cláudia Jimenez.
A série era estrelada por Luis Gustavo, Aracy Balabanian, Miguel Falabella, Tom Cavalcanti, Marisa Orth e a própria Jimenez, e apesar de alcançar bons índices, sofria com críticas cada vez mais pesadas em relação ao texto dos episódios.
As reclamações, no entanto, não partiam apenas do público e da imprensa: a própria Jimenez, que dava vida à empregada Edileusa, chegava a criticar os roteiros publicamente, como ocorreu em uma entrevista ao Jornal do Brasil. “A qualidade está caindo mesmo, e não foi apenas no último programa. Isso já vem acontece há pelo menos um mês”, afirmou.
As reclamações públicas e constantes da atriz ao texto do Sai de Baixo causavam um desconforto cada vez maior nos bastidores, principalmente entre a equipe de roteirista e diretores. Houve um episódio, por exemplo, que ela chegou a trocar, em cena, o nome de uma cobra de “Amarelinha” para “Paivinha”, fazendo referência à Claudio Paiva, um dos roteiristas do programa, que estava na plateia durante a gravação. Jimenez reclamava bastante dos apelidos ofensivos que eram direcionados a ela no roteiro, como “rolha de poço” e “supositório de baleia”.
Cláudia Jimenez foi expulsa do programa da Globo
Diante dessa situação, em 1996, Daniel Filho, diretor da sitcom, perdeu a paciência com os conflitos nos bastidores e decidiu solicitar a demissão de Jimenez junto a alta cúpula da Globo, que acatou o pedido e tirou a atriz do Sai de Baixo.
LEIA TAMBÉM:
● Rede Globo é proibida de exibir novela por cena polêmica com criança
● Sem trabalho na TV, famoso ator de “O Rei do Gado” morreu em casa de tristeza
● Em uma triste fatalidade, famosa atriz de Chocolate com Pimenta morreu após sofrer parada cardíaca
“Eu acho que o meu grande erro foi tentar modificar as coisas com as quais eu não concordava. Eu realmente fui insubordinada algumas vezes, mas só porque eu queria melhorar as coisas. Eu acho que eles têm todo o direito de me demitir. A sacanagem não foi a demissão, mas a maneira como as coisas foram feitas”, afirmou a famosa logo após a sua saída do programa.
Pelo sucesso da sua personagem, Jimenez já previa em sua saída que logo poderia ser chamada para regressar, mas fez uma promessa de nunca mais participar do Sai de Baixo. “Mesmo que eles queiram que eu volte, eu não volto jamais. Comigo, o Eduardo Figueiras, produtor do programa, me disse para ficar tranquila porque essa decisão não é definitiva. Mas para mim é. Eu jamais vou pisar de novo neste programa, pra mim acabou”, declarou a atriz, que em 2019 até teve a chance de participar de um filme baseado na série, mas não topou o convite.