Atriz consagrada da Globo precisou implorar para ficar com papel em novela: “Faço tudo o que vocês quiserem”


Susana Vieira teve de implorar para entrar em novela da Globo. (Foto: reprodução)
Susana Vieira teve de implorar para entrar em novela da Globo. (Foto: reprodução)

Susana Vieira já foi considerada uma das principais estrelas da Globo, protagonizando diversas novelas na emissora carioca, mas no início da carreira, a atriz enfrentou algumas dificuldades e precisou até mesmo implorar para ficar com um papel.

Nos anos 1970, Susana já havia participado de alguns folhetins da emissora, como A Próxima Atração, Pigmalião 70 e O Bofe, mas tinha o grande desejo de atuar em uma obra escrita por Dias Gomes, que era um dos principais autores da Globo.

Essa oportunidade surgiria em 1974, em O Espigão, trama estrelada por Milton Moraes e Betty Faria. Susana chegou a procurar a produção da novela para se oferecer para algum papel, mas o autor lhe informou que não havia nenhuma personagem que poderia se encaixar no seu perfil.

Faltava apenas definir o nome da atriz que interpretaria Tainá Camará, uma personagem de 40 anos. Porém, como Susana tinha 32 anos na época, a equipe acreditava que ela não era adequada para o papel.

Susana Vieira na novela O Espigão. (Foto: reprodução)
Susana Vieira na novela O Espigão. (Foto: reprodução)

Susana Vieira implorou para ficar com papel na novela da Globo

“Faltava escalar uma atriz para fazer o papel de uma quarentona e solteirona e completamente assexuada, que se escondia atrás de umas roupas fechadas, cabelo de coque, sem maquiagem… Então não podia ser eu, no auge da juventude e beleza”, explicou.

A atriz, que também precisava de novas oportunidades na TV, teve de implorar à produção para ser escalada para o papel e fez uma proposta inusitada. “Como precisava trabalhar, e na época a gente fazia contrato por novela, eu aceitei. Falei: ‘Por favor’, pedi de joelhos, quase. ‘Eu faço tudo que vocês quiserem… me desglamorizem, desembelezem, me enfeiem, mas eu vou fazer a novela”, falou.

O pedido acabou sendo aceito e aposta deu muito resultado. Susana chegou a ser premiada pelo seu trabalho na novela da Globo como atriz revelação e abriu portas para que ela fosse escalada para novos trabalhos na emissora, como A Escalada, novela do horário nobre, que foi exibida no ano seguinte.