Atriz talentosa da Globo que morreu vítima de um câncer passou seus últimos dia na companhia de passarinhos


Atriz da Globo faleceu vitima de um câncer (Foto: Reprodução/ Montagem TV Foco)
Atriz da Globo faleceu vitima de um câncer (Foto: Reprodução/ Montagem TV Foco)

Atriz famosa da Globo não teve filhos e passou os últimos dias na companhia de dezenas de passarinhos até falecer em decorrência de um câncer

A atriz Odete Cipriano Serpa era o nome de registro da famosa artista da Globo Yara Cortes, que nasceu em 22 de setembro de 1921, no Rio de Janeiro (RI). De família rica, foi criada em um internato, onde mostrou vocação para o teatro desde jovem. Antes disso, porém, ela serviu como enfermeira do Exército Brasileiro em Parnamirim (RN) durante a Segunda Guerra Mundial, e também trabalhou como aeromoça.

Em suma, sua carreira artística começou em 1938, quando participou da Companhia de Teatro Dulcina. Então, a partir daí fez diversos espetáculos. No cinema, iniciou sua trajetória em 1939; na televisão, em 1951, no Grande Teatro Tupi. Entretanto, Yara morou nos Estados Unidos entre 1965 e 1969. Quando voltou ao Brasil, atuou em sua primeira novela “Os Acorrentados”, da Record.

Yara Cortes (Foto: Reprodução/ Globo)
Yara Cortes (Foto: Reprodução/ Globo)

A artista tem vários trabalhos de sucesso no currículo

Depois disso, ingressou na Globo em 1971, em “Minha Doce Namorada”, e fez diversas tramas na emissora, com inúmeros papeis de destaque. Entre eles, podemos destacar Bubu, de “O Rebu” (1974), Carolina, de “O Casarão” (1976), “Dona Xep”a, da novela homônima (1977), Madame Clô, de Marron Glacê (1979) e Júlia Spina, de Ti Ti Ti (1985).

Então, após atuar em “Roda de Fogo” (1986), “Mandala” (1987), “Pacto de Sangue” (1989), “Top Model” (1989), “Mico Preto” (1990) e “Felicidade” (1991), outro importante papel veio em 1994, quando foi a Dona Maroca no remake de “A Viagem”.

Assim, em 1995, fez sua última novela, “História de Amor”, onde interpretou a personagem Olga. Dessa forma, seus últimos trabalhos foram nos episódios do “Você Decide”, ainda na Globo, em 1998 e 1999

Contudo, atriz não teve filhos e residiu durante vários anos em um pequeno apartamento em Copacabana, no Rio. Onde criava dezenas de passarinhos. Yara Cortes tinha câncer no pulmão e morreu em 17 de outubro de 2002, aos 81 anos, vítima de insuficiência respiratória, foi sepultada no Cemitério São João Batista.

Yara Cortes (Foto: Reprodução/ Globo)
Yara Cortes (Foto: Reprodução/ Globo)
Bruna Alves

Autor(a):

Bruna Alves

Eu sou Bruna Alves, redatora de notícias da televisão e celebridades desde 2016, com passagens em alguns sites da área ao logo desse tempo. No FATOS DA TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, relembrando acontecimentos passados da TV e dos famosos, mas também deixando os leitores atualizados com assuntos da atualidade.