Atriz da Globo pegou todos de surpresa ao anunciar que estava com AIDS: “Morrerei”


Atriz da Globo pegou todos de surpresa ao anunciar que estava com AIDS (Foto: Reprodução)

Super corajosa pra o momento, atriz da Globo venceu o medo e anunciou para todos que estava com AIDS

A doença sempre foi um grande tabu para a sociedade, principalmente nos anos 80 e 90, quando surgiu e se espalhou para o mundo. O preconceito que as pessoas tinham com quem estava com AIDS nessa época, era enorme, mas mesmo assim, a atriz Sandra Bréa divulgou sua condição para todos.

Considerada uma das divas da TV, Sandra Bréa brilhou na Globo. Ela esteve envolvida em várias produções de sucesso, incluindo a primeira versão de Ti-Ti-Ti, nos anos 80. Em uma época de grande tabu, a atriz revelou ser soropositivo e chocou muita gente que a acompanhava.

Atriz Sandra Bréa (Foto: Reprodução)

Em primeiro lugar, Sandra afirmou ter contraído o vírus no início de 1991, por meio de uma transfusão de sangue após um grave acidente de carro. Reportagem do Jornal do Brasil, no dia seguinte ao anúncio, se preocupou em questionar a versão contada pela triz, apontando contradições sobre a origem da contaminação. Não era esse o foco, como ela mesma destacou: “Não estou falando de banco de sangue, e sim de preconceito”.

Por causa da doença, que até hoje não tem cura, Sandra Bréa precisou se afastar dos trabalhos na televisão para cuidar da saúde. Passou a lutar contra a discriminação e sempre dizia que não iria morrer de Aids. “Morrerei como qualquer outra pessoa, atropelada”.

Tempos depois, a atriz também descobriu um câncer no pulmão, mas se recusou a fazer o tratamento com quimioterapia. Ela morreu aos 48 anos de idade.

Sua incrível carreira

Sandra Bréa começou a carreira como modelo, aos 13 anos. Estreou como atriz em novelas e humorísticos na Globo no início da década de 1970, e alcançou o sucesso como a rebelde Telma de O Bem-Amado (1973), que a colocou entre as maiores estrelas da emissora. Além de filmes, peças e outras produções na TV, fez o programa Sandra & Miele (1976), com apresentações musicais que misturavam canto, dança e humor.

Atriz Sandra Bréa (Foto: Reprodução)

De espírito livre, a famosa falava abertamente sobre seus vários relacionamentos amorosos. Foi casada três vezes: com o engenheiro Eduardo Espínolla Netto, com o fotógrafo Antonio Guerreiro e, por último, com o empresário gaúcho Arthur Guarisse. Teve um filho, Alexandre Bréa Brito, adotado em 1981, que desapareceu misteriosamente um ano após a morte da mãe, deixando esposa e filhos sem notícias desde então.