Estrela de “O Rei do Gado” em estado terminal, escondeu da família e irmão relatou últimos momentos


Estrela de Rei do Gado, em estado terminal, escondeu da família estratégias do canal (Foto: Reprodução, Montagem, fatos da TV)
Estrela de Rei do Gado, em estado terminal, escondeu da família estratégias do canal (Foto: Reprodução, Montagem, fatos da TV)

Estrela que fez parte do elenco de O Rei do Gado, em estado terminal, escondeu o diagnóstico de seus familiares

Dona de um sotaque marcante e de um grande talento, a atriz Regina Maria Dourado fez parte de O Rei do Gado noVale a Pena Ver de Novo, quando surgiu irreconhecível para interpretar a índia Magu.

Infelizmente, ela nos deixou há pouco mais de 10 anos, após lutar contra um câncer – e poucagente se lembra disso, como pode ser constatado através de comentários nas redes sociais.

Em 1978, saiu de Salvador e veio para o Rio de Janeiro, onde foi convidada pelo diretor WalterAvancini para participar de um episódio do Caso Especial, A Morte e a Morte de Quincas Berrod’Água, exibido pela Globo.

No ano seguinte, fez sua primeira novela na emissora, Pai Herói, de Janete Clair. Transferiu-se para Rede Bandeirantes, onde atuou nas novelas Cavalo Amarelo (1980) e RosaBaiana (1981).

Musa dos anos 70 e 80, a artista retornou à Globo em 1982, onde fez parte do elenco da minissérieLampião e Maria Bonita.

Depois, em Pão Pão Beijo Beijo, ela foi a Lalá Sereno, uma solteirona que foi abandonada no altar e acabou por ficar um pouco perturbada, transformando sua trágica história em versos que elarecita na Feira de São Cristóvão, reduto de migrantes nordestinos no Rio de Janeiro.

Outros trabalhos da atriz na emissora carioca foram em Roque Santeiro (1985) e em O Pagador de Promessas (1988).
Na década seguinte, ela fez parte do elenco de Pantanal (1990), na Rede Manchete.

Assim, acabou contratada da Globo, onde emendou vários trabalhos seguidos. O primeiro foi Felicidade (1991); em seguida, viriam O Sorriso do Lagarto (1991), Tereza Batista (1992) e Renascer (1993).

Atriz baiana Regina Maria Dourado (Foto: Reprodução)
Atriz baiana Regina Maria Dourado (Foto: Reprodução/ Globo)

Destaque nas novelas

Contudo, por este papel, Regina acabou consagrada com o Troféu APCA de Melhor Atriz Coadjuvante. Em 1994, veio outro papel de destaque, a Serena de Tropicaliente.

Depois, conquistou novamenteo público com a divertida Lucineide de Explode Coração (1995). Esteve ainda em O Rei do Gado(1996), Anjo Mau (1997), Andando nas Nuvens (1999) e Esperança (2002).

Ademais, ela teve uma breve passagem pelo SBT, onde atuou na novela Seus Olhos (2004). Ainda voltaria pra Globo, onde atuou em América (2005).

Depois, Regina Maria Dourado acabou diagnosticada com câncer na mama direita em 2003; cerca de sete anosdepois, ela teve o seio esquerdo também comprometido pela doença.

Contudo, mesmo bastante debilitada, aatriz ainda fez a encenação da Paixão de Cristo, na Bahia, em 2011. Internada no Hospital Português da Bahia desde 20 de outubro de 2012, a atriz teve seu estado desaúde considerado irreversível pelos médicos.

Por fim, na manhã de 27 de outubro daquele ano, ela sofreuuma parada cardíaca e não resistiu. Dois dias antes do falecimento, o irmão dela, Oscar Dourado, disse à revista Veja que a atrizescondeu da família seu estado grave.

“Regina abriu os olhos por alguns momentos, mas foialgo mecânico do organismo, ela não responde aestímulos”, contou.

“Ela é uma pessoa muito independente, não sabíamos dagravidade de sua situação. Uma prima foi visitá-la nosábado e ela demorou mais de duas horas para conseguirsair do quarto e abrir a porta da casa”, completou.

Em suma, Regina tinha apenas 59 anos. Seu corpo acabou cremado e enterrado no Cemitério Jardim da Saudade, na capital baiana. Ela deixou um filho, Leonardo Dourado Jesus.

Atriz Regina Maria Dourado, que atuou em O Rei do Gado (Foto: Reprodução)
Bruna Alves

Autor(a):

Bruna Alves

Eu sou Bruna Alves, redatora de notícias da televisão e celebridades desde 2016, com passagens em alguns sites da área ao logo desse tempo. No FATOS DA TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, relembrando acontecimentos passados da TV e dos famosos, mas também deixando os leitores atualizados com assuntos da atualidade.