Atriz de O Rei do Gado passou a fazer artesanato para vender na feira e desabafou: “Sobrou nada”


Lurdinha e Nina, algumas personagens de Iara Jamra (Foto: Reprodução)
Lurdinha e Nina, algumas personagens de Iara Jamra (Foto: Reprodução)

Atriz se envolveu com cerâmica e continua atuando

Na novela vespertina O Rei do Gado, da Globo, o telespectador tem acompanhado, dentre tantos personagens, a performance de Iara Jamra, intérprete de Lurdinha. A doméstica da residência do latifundiário Bruno Mezenga (Antônio Fagundes) é extremamente ágil e sempre faz comentários certeiros sobre os acontecimentos da casa.

+ Galã de Xica da Silva sumiu da TV e entrou em falência ao abrir estabelecimento: “Sem dinheiro no bolso”

A personagem Lurdinha se une ao resto do núcleo de funcionários da casa para fazer fofocas e este conta com Júlia (Maria Helena Pader) – a outra empregada da mansão- e o motorista Dimas (Paulo Coronato).

Carreira na televisão

Iara tem carreira vasta na dramaturgia, cinema e na teledramaturgia. A atriz possui 50 anos de carreira. Dentre seus papéis mais marcantes, estão Diva, no remake de Selva de Pedra (1986) e Nina, da obra infantil Castelo Rá-Tim-Bum (1990).

A atriz esteve presente, também, nas obras Vida Nova (1988), Tieta (1989), Perigosas Peruas (1992), Olho no Olho (1993, foto abaixo), Da Cor do Pecado (2004) e Três Irmãs (2008).

Por onde anda Iara Jamra?

Iara vive em São Paulo e, ao longo de sua carreira, deu preferência às emissoras que possuíam núcleos de produção na capital paulista. Além da Rede Globo, Jamra esteve na Band, Record e SBT.

No Multishow, a intérprete de Lurdinha esteve em diversas sitcons do canal, dentre elas Treme-Treme (2018) e O Dono do Lar (2020). Pela Record, Iara Jamra atuou em Belaventura (2017) e Amor Sem Igual (2019).

Além da peça Feliz Dia das Mães e do filme Vale Night, a atriz interpretou esquizofrênica na série Aruanas, da plataforma de streaming Globoplay.

Iara Jamra, a Lurdinha de O Rei do Gado (Foto: Reprodução)
Iara Jamra, a Lurdinha de O Rei do Gado (Foto: Reprodução)

Envolvimento com cerâmica

Cinco anos atrás, a atriz se dedicou à arte de realizar cerâmicas. Ela procurou vender as obras que produziu e, em entrevista ao UOL, comentou a respeito: “Queria viver disso, mas não consigo. Não sobrou nada, primeiro porque pinto tudo sozinha e dá muito trabalho, tem que estar sempre aprendendo. Não é fácil, é um ofício. Fiz brincando e acabou rolando, mas não dá para fazer sozinha. Agora vou chegar em casa, [se ficar] dois, três dias sem fazer nada já fico louca, invento, faço uma leva e depois comercializo”.

Hudson William

Escrevo sobre notícias da TV e das celebridades há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.