A decisão de atriz ao negar ordem de Silvio Santos e enfrentar consequência: “Uma vergonha tão grande”


Atriz provoca polêmica com decisão corajosa contra Silvio Santos
Atriz provoca polêmica com decisão corajosa contra Silvio Santos (Foto: Reprodução/Montagem/Fatos da TV)

Atriz famosa recusa exigência de Silvio Santos e enfrenta processo. Confira!

No final dos anos 1990, a atriz Jussara Freire enfrentou uma situação complicada nos bastidores do SBT. Ela havia brilhado em “Pantanal” (1990) e outras tramas importantes da época, porém recebeu uma intimação da emissora de Silvio Santos.

+ A polêmica decisão de Beto Barbosa em abandonar programa ao vivo: “Não vim aqui passar por isso”

Naquele período, Silvio Santos buscava reviver o teleteatro, um sucesso nos anos 1960 na TV brasileira. Embora o formato tenha caído em desuso, ele decidiu retomar a produção usando um texto de mais de 20 anos da cubana Marissa Garrido (1926-2021), adaptado por Crayton Sarzy. Diversos teleteatros foram produzidos, mas os atores da emissora tinham medo de enfrentar esses trabalhos.

+ Linha Direta volta à TV: veja o que aconteceu com Domingos Meirelles, ex-apresentador do programa

As críticas dos artistas incluíam a pobreza do texto e as várias irregularidades. Alguns atores, como Jussara Freire, recusaram-se a participar dessas tramas. No entanto, um dia, um oficial de Justiça apareceu na porta da casa da atriz, exigindo que ela fosse trabalhar.

Jussara Freire desafia exigência de Silvio Santos (
Jussara Freire desafia exigência de Silvio Santos (Foto: Reprodução)

Jussara Freire falou sobre sua revolta

A artista comentou ao jornal Estado de S. Paulo, em 2005, que nunca havia passado tanta vergonha em sua trajetória. Ela destacou que o SBT tinha um elenco incrível na época, incluindo Joana Fomm e Irene Ravache, mas todos foram forçados a encenar textos absurdos e mal traduzidos. “Em 31 anos de carreira, nunca passei uma vergonha tão grande, em todos os sentidos”, alegou.

+ Encerramento de transmissões e saída do ar: o fim de emissora de TV brasileira que foi obrigada a acabar 

Jussara Freire na novela Quanto Mais Vida, Melhor!
Jussara Freire na novela Quanto Mais Vida, Melhor! (Foto: Reprodução/Globo)

Silvio Santos decidiu que não queria mais que os artistas continuassem recebendo sem trabalhar. Por isso, o advogado Salvador Regina convenceu vários deles a retornarem às suas funções, caso contrário, teriam que pagar uma multa de R$ 500 mil.

Assim sendo, é válido ressaltar que Jussara Freire ganhou destaque com seu trabalho como Filó em “Pantanal”, na primeira versão, na Manchete. Nos últimos anos, a veterana teve a chance de retornar à Globo, atuando em “A Dona do Pedaço” (2019) e “Quanto Mais Vida, Melhor!” (2021).

Hudson William

Escrevo sobre notícias da TV e das celebridades há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.