Atriz recebeu intimação da Justiça e foi obrigada a trabalhar no SBT após recusa: “Vergonha”


Jussara Freire (à dir.) já foi contratada do SBT. (Foto: reprodução/Montagem/Fatos da TV)
Jussara Freire (à dir.) já foi contratada do SBT. (Foto: reprodução/Montagem/Fatos da TV)

Atores entraram em guerra contra o SBT e se recusaram a gravar produção encomendada por Silvio Santos

Nos bastidores do SBT, na década de 1990, a atriz Jussara Freire passou por uma situação bem complicada. Depois de brilhar em “Pantanal” (1990) e outras tramas importantes da época, a famosa recebeu uma intimação da emissora de Silvio Santos para trabalhar em teleteatros.

Na época, o Homem do Baú queria resgatar o formato que fez sucesso nos anos 1960 na TV brasileira e decidiu produzir peças adaptadas de textos antigos de Marissa Garrido, escritos há mais de 20 anos. Embora muitos teleteatros tenham sido produzidos, os atores da emissora não gostavam muito do formato e criticavam o texto pobre e cheio de irregularidades.

Alguns artistas, incluindo Jussara Freire, se recusaram a participar das tramas. No entanto, um oficial de justiça apareceu em sua porta exigindo que ela comparecesse ao trabalho.

Atriz Jussara Freire. (Foto: reprodução/internet)
Atriz Jussara Freire. (Foto: reprodução/internet)

Atriz foi intimada por oficial de justiça para ir trabalhar

Em uma entrevista ao jornal Estado de S. Paulo em 2005, a atriz declarou: “Em 31 anos de carreira, nunca passei uma vergonha tão grande, em todos os sentidos. O SBT tinha um elenco bárbaro na época: Joana Fomm, Irene Ravache… Mas fomos obrigados a encenar textos absurdos, mal traduzidos e sem nenhum nexo”.

Marília Pêra também ficou um ano sem trabalhar no SBT naquela época. Silvio Santos não queria mais pagar salários sem trabalho e, por isso, o advogado Salvador Regina convenceu vários artistas a voltarem para suas funções, caso contrário, teriam que pagar uma multa de R$ 500 mil.

Jussara Freire é bastante conhecida pelo trabalho como Filó em “Pantanal”, na primeira versão exibida pela Manchete. Recentemente, a veterana voltou a trabalhar na Globo, participando de produções como “A Dona do Pedaço” (2019) e “Quanto Mais Vida, Melhor!” (2021).