Atriz escondeu de colegas e enfrentou esclerose múltipla durante ‘Caminho das Índias’: “Vendo tudo duplo”


Elenco de 'Caminho das Índias' (Foto: Reprodução)
Elenco de 'Caminho das Índias' (Foto: Reprodução)

Atriz revelou em entrevista que escondeu doença de Glória Perez e colegas de elenco, e contou que sofria com os sintomas durante as cenas

A atriz Ana Beatriz Nogueira participou do “Encontro” e na época explicou no matutino como lida no dia a dia com a esclerose múltipla, doença diagnosticada enquanto fazia a novela ‘Caminho das Índias’, em 2009. “Um segredo que você guardou por muito tempo e que chegou a hora que você achou que valia a pena falar sobre isso. Por que?”, questionou Fátima Bernardes.

No bate-papo a atriz revelou ter gravado diversas cenas enquanto sofria com alguns dos sintomas. “Eu tive todo um tempo para entender. Eu gravei muito tempo com dois surtos vendo tudo duplo.  A Glória Perez nunca soube disso, nem meus colegas, mas estavam todos em dois, em par“, amenizou a artista em tom bem-humorado. “É possível viver bem, com qualidade, com esclerose múltipla”, garantiu ela.

Em seguida, Ana Beatriz contou como foi feita a descoberta. “Eu tinha 42 anos e eu estava trabalhando a beça, estava gravando ‘Caminho das Índias’, me divertindo a valer naquela novela. E nesse ano animadíssimo eu tive o que eles chamam de surto. Surto é uma inflamação na bainha de mielina, que é feito uma capinha de fio que a gente tem por todo o corpo”, disse Ana Beatriz Nogueira.

Atriz demorou para entender a doença

“E aí foram diplopias, que é quando você vê duplo, que eles consideram um surto mais brando. O primeiro passou sozinho, foi atribuído a um remédio, efeito colateral, o segundo não passou sozinho e no terceiro eu tive o diagnóstico” contou.

Na TV, o último papel da atriz foi como Néia em “Rock Story”, trama na qual vivia mãe de Rafael Vitti, ator de novo visual para peça “Senhora dos Afogados”. Para concluir, a artista confessou ter demorado a entender a doença.

“Eu não sabia que havia divisões, que havia uma mais branda, uma mais séria, como era a progressão disso, se progredia, em que caso progredia, em que caso não progredia. Então pela minha ignorância, eu fiquei sempre temerosa pela ignorância alheia. A ignorância faz com que você perca um trabalho, uma oportunidade. Uma pessoa ignorante pode entender tudo errado. E aí sim faz mal, não a doença, a ignorância”, refletiu Ana Beatriz .

Atriz Ana Beatriz Nogueira (Foto: Reprodução)
Atriz Ana Beatriz Nogueira (Foto: Reprodução)

 

Bruna Alves

Autor(a):

Bruna Alves

Eu sou Bruna Alves, redatora de notícias da televisão e celebridades desde 2016, com passagens em alguns sites da área ao logo desse tempo. No FATOS DA TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, relembrando acontecimentos passados da TV e dos famosos, mas também deixando os leitores atualizados com assuntos da atualidade.