Musa da Globo nos anos 80 surpreendeu a todos ao anunciar diagnóstico de Aids: “Triste acabar assim”


Atriz da Globo se recusou a tratar doença (Foto: reprodução/Montagem/Fatos da TV)
Atriz da Globo se recusou a tratar doença (Foto: reprodução/Montagem/Fatos da TV)

Artista de vários sucessos da Globo, foi uma das primeiras mulheres a se contagiar com o HIV e falar abertamente sobre o tema

Em uma época em que a contaminação crescia entre as mulheres, a atriz da Globo, Sandra Bréa, disse ter orgulho de ser a primeira famosa brasileira a assumir o vírus.

A artista se contaminou no início do ano de 1991, Sandra dizia que o contágio ocorreu durante uma transfusão de sangue, porém à controvérsias sobre o tema, pois a moral e o preconceito eram muito forte na época.

Então, nos anos seguintes foram de muita luta por trás das câmeras. Assim, em 1997, ela voltaria a aparecer na mídia ao estrelar uma campanha do Gapa (Grupo de Apoio à Prevenção à Aids).

Então, no início de 1998, fez uma participação especial no último capítulo da novela Zazá, na Globo, que abordava o tema em uma trama paralela.

Atriz da Globo Sandra Bréa ,revelou ter AIDS (Foto: Reprodução / Globo)
Atriz da Globo Sandra Bréa ,revelou ter AIDS (Foto: Reprodução / Globo)

Relembre a carreira da atriz

Em síntese, Sandra Bréa começou a carreira como modelo, aos 13 anos.  Depois, estreou como atriz em novelas e humorísticos na Globo no início da década de 1970, e alcançou o sucesso como a rebelde Telma de O Bem-Amado (1973), que a colocou entre as maiores estrelas da emissora.

Também, além de filmes, peças e outras produções na TV, fez o programa Sandra & Miele (1976), com apresentações musicais que misturavam canto, dança e humor.

Assim, os últimos anos de vida da estrela foram afastados do convívio social. Contudo, em 1999, foi diagnosticada com câncer de pulmão.

Submetida a uma cirurgia, descobriu metástase e recusou o tratamento com quimioterapia.

Em entrevista, o caseiro de Sandra, José Carlos revelou que ela passou seus últimos dias lamentando que, por conta da Aids, não podia mais andar pelas ruas.

“Há uns dois meses, foi a um restaurante. Chegando lá, passou mal. Os outros fregueses olharam com cara feia e ela ficou muito chateada. Não quis mais sair”, declarou.

“No auge da fama, era cortejada. Com a Aids, ficou sozinha. É muito triste acabar assim”, concluiu o caseiro da atriz da Globo.

A artista morreu no sítio em que morava, em Jacarepaguá (RJ), em 4 de maio de 2000, uma semana antes de completar 48 anos.

A atriz morreu devido ao agravamento do câncer e não por conta de decorrências causadas pelo HIV.

Atriz Sandra Bréa (Foto: Reprodução)
Atriz Sandra Bréa (Foto: Reprodução/ Globo)
Bruna Alves

Autor(a):

Bruna Alves

Eu sou Bruna Alves, redatora de notícias da televisão e celebridades desde 2016, com passagens em alguns sites da área ao logo desse tempo. No FATOS DA TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, relembrando acontecimentos passados da TV e dos famosos, mas também deixando os leitores atualizados com assuntos da atualidade.