Atriz que fez papel complexo em Renascer não se arrependeu de romper parceria com a Globo: “Estou feliz”

21/03/2024 às 20h01

Por: Bruna Alves
Imagem PreCarregada
José Venâncio e Gabriela Medeiros em cena do remake de Renascer. (Foto: reprodução, Globo)

Atriz que fez parte da primeira versão de Renascer na Globo e interpretou personagem de destaque na trama rompeu a parceria com a emissora

A artista Gabriela Medeiros interpretará Buba na versão renovada de Renascer, na Globo. Na atualização da trama, a personagem assumirá a identidade de uma mulher trans, tal como a sua intérprete.

Na versão original, Buba foi retratada por Maria Luisa Mendonça, que encerrou seu vínculo com a Globo muito antes de a emissora cogitar iniciar seu novo modelo de contratos.

A atriz, que deu início à sua carreira na televisão há 31 anos, justamente com a personagem intersexo de Renascer – naquela época, denominada “hermafrodita” -, recebeu destaque e participou de dezenas de produções da Globo nos anos subsequentes, acumulando trabalhos consecutivos.

Maria Luisa esteve envolvida em várias novelas e minisséries. Dentre as produções, incluem-se Explode Coração (1995), Corpo Dourado (1998), A Muralha (2000), Os Maias (2001).

Além de, Um Só Coração (2004), Queridos Amigos (2008), Viver a Vida (2009), Além do Horizonte (2013), Segundo Sol (2018) e Verdades Secretas 2 (2021), entre outras.

LEIA TAMBÉM:

O início com Renascer foi marcante, já que a personagem intersexo gerou um debate nacional. A atriz, vinda do teatro, demonstrou grande satisfação com o papel.

“Eu tinha 23 anos e vinha do teatro. Foi um trabalho que me deixou muito feliz como atriz e um desafio enorme, principalmente pelo fato de eu ser uma mulher cis fazendo uma intersexual. Construí a Buba com muita humanidade. Me cerquei o máximo que podia de dados, pesquisei demais”, declarou ao jornal O Globo no ano passado.

Maria Luisa também abordou a decisão de fazer de Buba uma personagem transexual no remake e considerou um progresso que a personagem seja interpretada por Gabriela Medeiros, uma atriz que também é trans.

Maria Luisa Mendonça e Gabriela Medeiros como Buba em 'Renascer'

Maria Luisa Mendonça e Gabriela Medeiros como Buba em ‘Renascer’ (Foto: reprodução, Globo)

Atriz finalizou a parceria

“Fiquei feliz em saber que desta vez será uma personagem trans com uma intérprete trans, que tem o lugar de fala. Isso é um grande avanço. Espero que a história seja abordada de uma forma com que ela possa se expressar de fato, e que as pessoas ouçam o que ela tem a dizer”, afirmou.

Maria Luisa, no entanto, optou por seguir um caminho diferente em um momento em que poderia ter garantido estabilidade na Globo.

Procurando novos projetos, em 2005 ela terminou o contrato fixo que tinha com a emissora para participar da série Mandrake, da HBO.

“Encerrei meu contrato com a Globo há mais de dez anos e estou muito feliz”, afirmou a atriz em uma entrevista ao site Notícias da TV, em 2018.

A artista, naquela época integrante do elenco da novela Segundo Sol (2018) com um contrato por obra certa, explicou que tomou essa decisão em busca de mais liberdade de escolha.

“Fiz isso conscientemente. Estou lá [na Globo] neste momento, mas daqui a pouco estarei em outro lugar. Não vou julgar ninguém que está ali para sustentar os seus filhos. Mas isso é uma escolha que, em certo ponto da sua vida, é possível fazer. Isso é uma democracia, uma liberdade de escolha e não um aprisionamento”, enfatizou.

Aos 53 anos, Maria Luisa Mendonça atualmente divide sua carreira artística com os trabalhos do ateliê que mantém em São Paulo.

“Eu tenho o ateliê há três anos. Lá, faço trabalhos que conversam entre artes plásticas, cênicas e visuais”, relatou ao jornal O Globo, em 2023.

O último trabalho televisivo da atriz foi em Verdades Secretas 2, em 2021. No ano passado, ela participou do elenco do filme Meu Casulo de Drywall e gravou a série Americana, do Star+.

Maria Luísa Mendonça

Maria Luísa Mendonça (Foto: reprodução, Globo)

Autor(a):

Eu sou Bruna Alves, redatora de notícias da televisão e celebridades desde 2016, com passagens em alguns sites da área ao logo desse tempo. No FATOS DA TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, relembrando acontecimentos passados da TV e dos famosos, mas também deixando os leitores atualizados com assuntos da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.