Mesmo doente, atriz se recusou a deixar novela da Globo e foi mantida viva apenas para terminar trabalho


Atriz da Globo lutou para concluir novela. (Foto: reprodução/Montagem/Fatos da TV)
Atriz da Globo lutou para concluir novela. (Foto: reprodução/Montagem/Fatos da TV)

Dina Sfat aceitou convite para novela da Globo mesmo enfrentando doença terminal

O universo dos artistas é um lugar imprevisível, repleto de altos e baixos, e quando você menos espera, é surpreendido por algo que nunca imaginou que aconteceria. É o caso de uma famosa atriz da televisão brasileira, que lutou bravamente para concluir sua última novela da Globo antes de falecer.

O Brasil sofreu grandes perdas, incluindo a morte da talentosa artista que brilhou na novela “Bebê a Bordo” em 1988 e 1989. Estamos falando de Dina Sfat, uma atriz que viveu uma vida triste e trágica. Além de “Bebê a Bordo”, ela atuou em outras produções de sucesso, como “Selva de Pedra” (1972), “Os Ossos do Barão” (1973), “Fogo Sobre Terra” (1974), “Gabriela” (1975), “Saramandaia” (1976), e “O Astro” (1977).

Em 1985, Dina foi diagnosticada com câncer de mama e iniciou imediatamente o tratamento. Três anos depois, ela aceitou o convite para interpretar a personagem Laura em “Bebê a Bordo”. Apesar de estar lutando contra a doença, ela conseguiu concluir a novela e ainda passou por algumas cirurgias entre 1986 e 1988. Infelizmente, o câncer se espalhou para outras partes do corpo.

Dina Sfat em Bebê a Bordo. (Foto: reprodução/Globo)
Dina Sfat em Bebê a Bordo. (Foto: reprodução/Globo)

Atriz morreu de forma precoce

De acordo com uma matéria do Jornal do Brasil de 21 de março de 1989, Dina estava sofrendo com dores intensas em todo o corpo. Em fevereiro, ela passou por mais uma sessão de quimioterapia, mas sua família foi informada de que não havia mais nada a ser feito. Desde então, a morte pairou sobre o apartamento onde Dina vivia com sua filha mais nova (as outras estavam com o ator Paulo José).

Durante o tratamento, a Rede Globo, onde Dina trabalhava, cobriu os custos da importação de remédios americanos recomendados pelos médicos brasileiros, incluindo um frasco que custava US$ 2.000. A atriz foi submetida a uma nova sessão de quimioterapia e acabou sendo hospitalizada em estado grave.

Atriz Dina Sfat. (Foto: reprodução/Globo)
Atriz Dina Sfat. (Foto: reprodução/Globo)

Embora tenha lutado bravamente contra a doença e tenha sido uma verdadeira guerreira, Dina Sfat faleceu pouco mais de um mês após o final de “Bebê a Bordo”, em 10 de fevereiro de 1989, aos 50 anos de idade. Seu legado na televisão brasileira ainda é lembrado até hoje.